Quem estiver dando uma volta pela região da Savassi, em Belo Horizonte, neste domingo (2), pode aproveitar para conhecer a mais nova feira de Economia Solidária da cidade. O evento funcionará das 8h às 14h, na Avenida Cristóvão Colombo (entre as ruas Fernandes Tourinho e Paraíba).
Os visitantes da feira encontrarão barracas de artesanato, roupas, cosméticos e alimentos, além de serviços de massagens e uma rua de lazer com brinquedos para as crianças. A feira reunirá 20 empreendedores e ocorrerá sempre no primeiro domingo de cada mês.
Com a abertura da nova feira, Belo Horizonte passa a ter quatro feiras fixas mensais dedicadas à Economia Solidária. O próximo lançamento será na Avenida Prudente de Moraes, no dia 9 de junho.
“É mais uma iniciativa para aumentar a visibilidade e valorizar o trabalho desses empreendedores. Além de ampliar o acesso das pessoas aos produtos da Economia Solidária”, afirmou a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Chyara Sales.
Atualmente, quase 200 empreendimentos estão cadastrados para participar nas feiras realizadas em diversos locais da capital mineira.
Política pública
A Economia Popular Solidária é uma política pública da Prefeitura de Belo Horizonte, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Esta iniciativa visa fomentar a economia por meio da geração de trabalho e renda, atrelada à inclusão social, promovendo a comercialização solidária baseada em princípios de autogestão, reciprocidade, coletividade, valorização dos produtos locais, preço justo e sustentabilidade.
Feiras fixas da Economia Solidária
- Rua Goiás – atrás do prédio da Prefeitura – realizada na 2ª terça-feira do mês, das 8h às 17h.
- Rua Carijós – ao lado do Cine Valourec – realizada na 3ª quarta-feira do mês, das 8h às 17h.
- Rua Tamoios – entre a Rua Curitiba e a Avenida Paraná – realizada nas quintas e sextas da 3ª semana do mês, das 8h às 17h.
- Avenida Cristóvão Colombo – entre as ruas Fernandes Tourinho e Paraíba – realizada no 1º domingo do mês, das 8h às 14h.