Metrô de BH tem falha técnica, estações ficam lotadas e passageiros perdem viagem nesta segunda-feira

atraso metrô bh
Os passageiros que dependem do metrô para chegar ao trabalho estão enfrentando atraso na manhã desta segunda-feira (26) em BH (Thiago Cândido/BHAZ)

Atualização às 08:45 do dia 26/02/2024 : Esta matéria foi atualizada para incluir o posicionamento do Metrô BH, enviado após a publicação.

Os passageiros que dependem do metrô para chegar ao trabalho estão enfrentando dificuldades na manhã desta segunda-feira (26) em Belo Horizonte. Isso porque os trens estão circulando em baixa velocidade e com intervalos acima do normal.

Ao BHAZ, a presidente do Sindimetro-MG (Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais) disse que houve um problema técnico no centro de controle do metrô na noite desse domingo (24).

“Segundo os trabalhadores, o problema começou ontem às 22h. Hoje de manhã o centro de controle perdeu o comando da via e com isso não conseguiu injetar os trens. Hoje de manhã o trem do Eldorado até o Gameleira estava a 25 km/h”, explicou Alda Lúcia.

Ainda de acordo com ela, até mesmo o trem com os trabalhadores do Metrô BH teve dificuldade para sair de manhã. Além do atraso nas viagens, alguns passageiros relataram que foram barrados nas estações. Segundo Alda, o motivo seria superlotação.

O que diz o Metrô BH?

Na estação Floramar, região Norte de Belo Horizonte, uma placa colocada pelos funcionários alerta sobre o atraso nas viagens. O BHAZ procurou o Metrô BH para obter esclarecimentos sobre o problema.

Em nota, a concessionária disse que houve um problema técnico no sistema, que está operando com intervalo de 10 minutos entre os trens. “A manutenção da empresa já está empenhada em solucionar a situação”, informou.

“É importante ressaltar que todas as estações estão abertas e controles de fluxo de passageiros podem ser necessários”, destaca o comunicado (leia na íntegra abaixo).

Nota do Metrô BH na íntegra

O Metrô BH informa que, na manhã desta segunda-feira (26/02), houve um problema técnico no sistema, que opera com intervalos de dez minutos entre os trens. A manutenção da empresa já está empenhada em solucionar a situação.

É importante ressaltar que todas as estações estão abertas e controles de fluxo de passageiros podem ser necessários.

Horário habitual: as bilheterias e as estações do metrô funcionam das 5h15 às 23h, todos os dias. Intervalo dias úteis: 7,5 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde das 16h30 às 19h. Intervalo habitual aos sábados: 7,5 minutos das 6h às 8h30 e 15 minutos após as 8h30. Domingos e feriados: 15 minutos durante todo o dia.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!