‘Baile funk’ organizado por alunos durante recreio de escola na RMBH causa polêmica

baile funk na escola
Reprodução/YouTube

Um vídeo gravado na Escola Estadual Francisco Tiburcio de Oliveira, no bairro Londrina, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, vem causando polêmica no YouTube nesta semana. As imagens mostram dezenas de alunos, com idades entre 15 e 16 anos, dançando funk durante o recreio na instituição de ensino. Na rede social, várias pessoas defendem que as letras fazem apologia às drogas e têm cunho sexual, portanto a direção da unidade não deveria permitir que os adolescentes ouçam as músicas no intervalo das aulas. Há também quem argumente que se trata de uma forma de expressão dos jovens e, fora do ambiente educacional, faz parte da rotina deles.

As imagens foram publicadas por um dos estudantes da escola na última quarta-feira (5). Entre as músicas tocadas estão “Louco de Selvagem”, do MC MM, e “Cheio de Ódio”, dos MCs Pikachu e CL. É possível ver que duas garotas dançam cercadas por colegas. Até a manhã deste sábado (8), o vídeo já acumulava mais de 60 mil visualizações e 400 comentários.

Reprodução/Facebook baile funk na escola
Reprodução/Facebook

Em entrevista à TV Record, o diretor da escola explicou que, durante a última semana, foram realizadas diversas atividades em comemoração ao Dia das Crianças, como campeonatos esportivos e execução de músicas no recreio. “Disponibilizamos o aparelho de som para os alunos e eles escolheram as músicas”, disse.

A Secretaria de Estado de Educação divulgou uma nota informando que, devido à repercussão do vídeo, a pedagoga responsável pela Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C esteve na escola para orientar e apoiar o diretor sobre como aproveitar esta oportunidade para propor discussões didáticas com alunos e pais.

“[Discussões] sobre diversidade cultural, sexualidade na adolescência e sobre o papel da mídia e da comunicação. A Secretaria esclarece ainda que apoia as manifestações da juventude e entende que a dança e o gênero funk fazem parte do contexto cultural destes jovens”, diz o comunicado.

Maira Monteiro[email protected]

Diretora-executiva do BHAZ desde junho de 2018. Jornalista graduada pela PUC Minas, acumula mais de 15 anos de experiência em redações de veículos de imprensa, como Record TV e jornal Hoje em Dia, e em agências de comunicação com atuação em marketing digital, como na BCW Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!