Bairros de BH são tomados por lixo após paralisação de garis

Lixos acumulam em calçada de rua do bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste de BH (Reprodução/Faceboook)

Parte dos garis de Belo Horizonte está de braços cruzados nesta terça-feira (27). A paralisação de funcionários da Consita Tratamento de Resíduos — uma das empresas contratadas pela administração municipal para coleta de lixo — foi confirmada pela SLU (Superintendência de Limpeza Urbana).

Conforme informou o órgão, com a greve dos garis, a coleta de lixo nas regiões Leste, Nordeste e Noroeste de Belo Horizonte fica comprometida. Desde a noite de segunda-feira (26), quando foi deflagrada a paralisação, o serviço está suspenso nos bairros dessas regiões.

Em vídeo publicado no Facebook, um dos garis que aderiu à paralisação alega que a Consita vem descumprindo cláusulas do contrato firmado com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) por meio da SLU.

“A coleta é quatro homens, é o contrato. Não é três não. A coleta não tem obrigação de bater entulho não, é coleta domiciliar. Mandaram embora eu e minha equipe, por quê? Porque reivindicamos os nossos direitos”, diz o trabalhador no vídeo.

Funcionários que aparecem no registro cobraram ainda melhores condições de trabalho por parte da empresa contratada pela prefeitura, a Consita.

Ao Bhaz, o estudante Cairo Rodrigues, de 22 anos, morador do bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste da capital, confirmou que o serviço de coleta está suspenso no local. Segundo ele, lixos acumulam nas calçadas e ruas do bairro.

“O declive das ruas faz com que a água da chuva leva o lixo para o Rio Arrudas, o que traz risco de inundação. Os motoristas estavam sendo obrigados a desviar de garrafas que rolavam pelas ruas, o que também traz risco de pneus furados e acidentes”, conta.

“Está é a situação no bairro Padre Eustáquio onde o lixo não é recolhido pela Prefeitura de Belo Horizonte, a 5km do Centro da cidade”, reclamou um outro morador do bairro Padre Eustáquio no Facebook.

Em nota encaminhada à redação, a SLU garantiu que está tomando as medidas necessárias para que a coleta de lixo seja retomada ainda nesta terça-feira nessas regiões.

“A SLU informa que os pagamentos à empresa contratada estão regulares, com todas as obrigações em dia e que está tomando as providências necessárias para que a coleta de resíduos domiciliares seja retomada, ainda hoje”, diz um trecho do texto divulgado.

O Bhaz tentou contato com a empresa Consita, que não retornou as ligações.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!