Mais de 20 bairros de Belo Horizonte podem ficar sem água, nesta quarta-feira (4), segundo informou a Copasa. A falta de abastecimento ocorre no momento em que moradores enfrentam um dia de qualidade do ar “muito ruim” e cheiro de fumaça na Capital. Confira abaixo a lista de bairros.
Segundo a Copasa, o a falta de água se dá “em razão de uma manutenção operacional”. A previsão é de que o serviço seja normalizado, gradativamente, no decorrer desta noite. Ainda de acordo com a companhia de saneamento, “os imóveis que possuem caixas d’água podem não sofrer impactos”.
Lista de bairros afetados
- Aarão Reis
- Bacurau
- Biquinhas
- Campo Alegre
- Conjunto Floramar
- Dona Clara
- Floramar
- Granja Werneck
- Guarani
- Heliópolis
- Jardim Felicidade
- Jardim Guanabara
- Minaslandia
- Novo Arão Reis
- Pedreira Prado Lopes
- Planalto
- Providência
- São Bernado
- São Gonçalo
- Solimões
- Tupi A
- Tupi B
- Vila Clóris
- Xodó-Marize
BH enfrenta o terceiro dia consecutivo de céu encoberto por uma névoa, além do cheiro de fumaça. Duas estações de monitoramento de Belo Horizonte registraram uma piora no índice do ar, passando de “ruim” para “muito ruim” nesta quarta-feira.
De aoordo com a Defesa Civil de Minas, essas condições podem causar “agravamento dos sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta, falta de ar e respiração ofegante”. Grupos sensíveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas “podem apresentar efeitos ainda mais sérios à saúde”.
A quantidade de queimadas e a direção dos ventos influencia na na qualidade do ar, desde a segunda-feira (2). A névoa seca é causada por um material particulado vindo da poluição. No último fim de semana, os bombeiros receberam, aproximadamente, 1.155 chamados para atuação em focos de incêndio em Minas Gerais.