Coronavac, Pfizer, Janssen e mais: Bar de BH dá drinks a quem se vacinou contra a Covid-19

Drinks de vacina
Cada drink foi inspirado nas características das diferentes fabricantes de vacina (Ranara Feres/Arquivo pessoal)

Para incentivar a imunização contra a Covid-19, o Ursal Bar, em Belo Horizonte, criou drinks com nomes de vacinas que são distribuídos gratuitamente a quem apresentar o comprovante da dose recebida. Assim, o cliente recebe o drink equivalente à marca da vacina recebida – Coronavac, Pfizer, Janssen ou Astrazeneca -, e quem já tomou as duas doses tem direito a duas bebidas gratuitas.

Além disso, cada drink foi inspirado nas características das diferentes fabricantes de vacina contra a Covid-19. Ranara Feres, sócia do Ursal Bar e idealizadora das bebidas, explica o que está por trás de cada receita: no caso da Coronavac, para remeter à origem asiática, o drink é feito com saquê e é servido em um copo quadrado, parecido com aqueles usados para servir a bebida tradicional.

“Como todo mundo diz que tem reação com a Astrazeneca, o drink é bem forte, com duas doses de cachaça, para dar aquela dor de cabeça depois. O drink Janssen é servido em um copo menor e com uma dose menor de vodka, já que a vacina é de dose única. Já a Pfizer é aquela que caiu na moda, todo mundo quer, então é o drink ‘queridinho’ do momento: com gin, servido na taça e com uma rodela de laranja”, detalha Ranara.

De acordo com a sócia do bar, a iniciativa dos “drinks de vacina” deve durar até o fim de setembro e ainda pode ser adiada. O Ursal Bar fica na avenida do Contorno, 3479, bairro Santa Efigênia, e abre de quinta-feira a domingo, nos feriados e nas vésperas de feriado.

Contra os ‘sommeliers’

O bar ainda faz ações especiais contra os chamados “sommeliers” de vacina, aqueles que querem escolher a marca de imunizante a ser tomada. “Tem dias em que definimos um valor para os drinks e liberamos para venda em open bar, rodada dupla. Assim, quem quiser ‘escolher a vacina’ pode escolher no bar, e não no posto”, explica a sócia do estabelecimento.

“O objetivo é chamar atenção para a importância da imunização coletiva, principalmente para quem está saindo de casa. A ideia foi inspirada na nova unidade do Ursal Bar, na Ilha grande [no Rio de Janeiro], onde 100% da população já está vacinada. Criamos esta unidade para ser um lugar onde as pessoas possam passar férias, relaxar, já que a pandemia fez muito mal à saúde mental coletiva”, completa Ranara.

Ela ainda reforça que o Ursal Bar, além de promover saraus e outras ações para fomentar a cultura em BH, também disponibiliza o espaço em certos dias para que os moradores da cidade tragam suas próprias bebidas e aproveitem o ambiente. “Sabemos que muitas pessoas não saem de casa porque não conseguem pagar, então essa é uma opção para quem quer ter convívio social em lugar seguro, aberto, arejado”, finaliza.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!