Bebê de 9 meses ingere maconha da mãe e é internado no hospital João XXIII

Hospital João XXIII
Criança foi levada à UPA Leste e transferida para o João XXIII (Amanda Dias/BHAZ)

Um bebê de 9 meses precisou ser internado depois de ingerir a maconha da mãe, uma adolescente de 15 anos, na noite desse domingo (29), em Belo Horizonte. Inicialmente, a criança foi levada à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Leste, e depois foi transferida para o hospital João XXIII.

De acordo com ocorrência registrada pela Polícia Militar, a mãe da criança contou que estava fumando maconha em casa, no bairro Boa Vista, região Leste de BH.

Em determinado momento, a jovem olhou para a droga e percebeu que faltava um pedaço, além de notar que a filha estava “sonolenta e agitada”. A mãe levou o bebê à UPA Leste e, de lá, ele foi encaminhado para o hospital João XXIII, responsável por atendimentos de alta complexidade em urgência e emergência.

Ainda segundo a PM, o laudo médico apontou intoxicação exógena –  conjunto de sintomas decorrentes da exposição a substâncias químicas tóxicas – por maconha. A criança permaneceu internada, em observação.

A adolescente foi encaminhada à Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (DOPCAD).

Procurada pelo BHAZ, a Polícia Civil informou que a mãe da criança e uma adolescente de 14 anos, prima dela, foram apreendidas por ato infracional análogo ao crime de maus-tratos e encaminhadas à Vara da Infância e Juventude, ficando à disposição da Justiça.

Perigo

Ainda neste mês, outro bebê foi hospitalizado depois de ingerir a maconha da mãe. O episódio aconteceu em Juiz de Fora, na Zona da Mata, no dia 12 de janeiro.

Segundo informações da ocorrência policial, a droga estava na cabeceira da cama quando a criança a encontrou. Ao perceber que a bebê havia comido a substância, a mãe logo a levou até o pronto-atendimento infantil da cidade.

Uma das médicas que atendeu a criança foi quem acionou a polícia para denunciar o caso. A mãe, de 23 anos, recebeu voz de prisão e foi conduzida até a delegacia de plantão de Juiz de Fora.

O Conselho Tutelar da cidade também foi acionado para acompanhar o caso. A criança ficará sob os cuidados da avó paterna durante os desdobramentos.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!