Belo Horizonte completa 29 dias sem chuva e calorão deve continuar até o fim do mês

calor
BH deve ficar sem chuva até o fim de maio; calor ainda persiste (Amanda Dias/BHAZ)

Belo Horizonte completa um mês sem registro de chuva neste domingo (19), e a previsão dos meteorologista é de calor em maio. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a última vez que os belo-horizontinos viram uma gota d’água cair do céu foi no dia 19 de abril. E a tendência é de que isso deve persistir até o fim do mês, somado ao calorão atípico para a atual estação do ano.

Normalmente, o outono já tem uma característica de gerar neutralidade térmica, fazendo a transição do calor e das chuvas do verão para o frio e o clima mais seco do inverno.

Mas, um fator climático contribuiu para que estes meses fossem mais quente do que o normal. O El Niño esteve presente proporcionando o aumento do calor na região Sudeste.

“Ele começou ano passado, quando nós tivemos recordes de temperatura e o ano mais quente da história já registrado, segundo a Organização Meteorológica Mundial. E 2024 começou com essa pegada, com temperaturas acima do normal”, afirma Andrea Ramos, meteorologista do Inmet.

O fenômeno já está perdendo força e deve terminar completamente entre o fim de maio e começo de junho. Apesar disso, ele pode ter influência no clima, mesmo que seja de forma mais branda.

“Os monitoramentos estão indicando que ele [El Niño] está acabando. Mas, o fato de ele acabar não significa que ele não vai estar influenciando. De pequena intensidade, sim, o fenômeno estará persistindo até junho”.

Previsão do tempo para os próximos dias em BH

O Inmet aponta que BH deve ficar sem chuva até o fim de maio. A partir da próxima segunda-feira (20), existe um aumento de nebulosidade e o clima pode ficar um pouco mais ameno. Veja abaixo a previsão completa dos próximos 5 dias.

Nesta semana, a Defesa Civil de BH publicou mais um alerta sobre a ocorrência de onda de calor na capital mineira. Até segunda-feira, os termômetros devem manter registros próximos de 30ºC.

Hoje, sábado (18)
Mínima já foi de 16°C e máxima deve ficar em 30°C. O dia deve registrar ventos fracos

Domingo (19)
Mínima de 16°C e máxima de 29°C, com poucas nuvens no céu.

Segunda-feira (20)
Mínima de 16°C e máxima de 28°C com um aumento da nebulosidade.

Terça-feira (21)
Mínima de 16°C e máxima de 27°C.

Quarta-feira (22)
Mínima de 16°C e máxima de 26°C.

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!