Belo Horizonte confirma os três primeiros casos de ômicron em Minas; pacientes vieram da África

analise omicron
As amostras estavam sendo analisadas desde segunda-feira (Josué Damacena/Fiocruz)

Foram confirmados, nesta sexta-feira (17), três casos da variante ômicron da Covid-19 em Belo Horizonte. Os pacientes, duas mulheres e um homem, vieram de Moçambique e da África do Sul e registraram sintomas leves. Os pacientes estão em isolamento domiciliar.

As amostras estavam sendo analisadas desde segunda-feira (13). Esses são os primeiros casos da nova variante confirmados em Minas.

Em nota enviada ao BHAZ, a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) diz que outros dois casos suspeitos ainda estão sendo monitorados no estado. As amostras seguem em análise na Fundação Ezequiel Dias e o resultado deve ser divulgado dentro dos próximos sete dias úteis.

Secretaria monitora viajantes

Além dos casos suspeitos, a secretaria também está monitorando três pessoas que chegaram dos Estados Unidos e da Itália e que testaram positivo para a Covid-19. Eles apresentaram sintomas leves passadas duas semanas do desembarque no Brasil. Dois deles já tiveram as amostras analisadas e foi confirmada a detecção da variante Delta.

‘Ritmo sem precedentes’

Na terça-feira (14), a OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou que a transmissão da nova variante da ovid-19, ômicron, é mais rápida que todas as outras. A organização também alerta que somente a vacina não consegue acabar com a crise. É necessário manter as outras medidas como uso de máscara e distanciamento social (veja aqui).

Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, disse em entrevista coletiva: “Atualmente, 77 países relataram casos de ômicron, mas a realidade é que a ômicron provavelmente está na maioria dos países, embora ainda não tenha sido detectada. Ele está se espalhando a uma velocidade que não vimos com nenhuma outra variante”.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!