Belo Horizonte tem domingo de frio, mas temperatura volta a subir nesta semana

frio bh gelado
5G começa nesta sex-a em BH (Reprodução/@charlles.netto/Instagram)

O domingo foi de friozinho em Belo Horizonte após uma semana com temperaturas um pouco mais elevadas. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura mínima de hoje (5) foi de 11°C, e, a máxima, 22°C. Mas ainda não precisa retirar os casacões do armário, pois o clima promete voltar a subir no decorrer da semana.

De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, o friozinho deste domingo (5) “se deve à massa de ar polar litoral da região sudeste, que veio jogando muito ar frio do oceano para o continente”. Segundo o especialista, a massa de ar frio atingiu, principalmente, as regiões Sul, Zona da Mata, Leste e Nordeste de Minas Gerais.

Ele acrescenta que a nebulosidade tende a se dissipar no decorrer da semana e, por isso, a temperatura não deve ficar tão baixa.

Mínima da semana em BH

A temperatura mínima desta semana em Belo Horizonte “deve ficar na faixa de 14 graus”, afirma o meteorologista, acrescentando que volta a esquentar na capital. De acordo com o Inmet, a máxima na cidade será de 26°C, na quinta-feira (9). Nesta segunda-feira (6), as temperaturas ficarão entre 13°C e 25°C.

Baixa umidade

Ruibran dos Reis alerta para um outro fenômeno em BH: a umidade relativa do ar, que deve cair para 20% a 30%. “A umidade relativa do ar deve começar a cair na capital a partir do decorrer desta semana e deve ficar em estado de alerta, a partir de quarta-feira”, diz o meteorologista.

Confira as recomendações dos especialistas:

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!