BH realiza ações para entrar na rota do turismo LGBT; grupo representa 1 em cada 10 turistas no mundo

Amira Hissa/PBH

A cidade de Belo Horizonte, por meio da Belotur, associou-se à International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA), organização líder mundial dedicada ao Turismo LGBT. A partir disso, a capital entrará no rol do calendário internacional de eventos LGBT, e pode se candidatar a receber a Convenção Global Anual da IGLTA. O evento é a principal rede de contatos entre empresários de diversos ramos do turismo, especializados em receber pessoas LGBT.

O público LGBT representa 1 em cada 10 turistas do mundo. Mas respondem por 15% do faturamento desse setor no planeta. Em torno de US$3,7 trilhões de dólares. O turismo LGBT cresce três vezes mais do que o turismo tradicional.

Belo Horizonte se candidatou a receber a Convenção Global Anual da IGLTA em 2021. Entre as ações que serão realizadas para potencializar o turismo LGBT na cidade, há a capacitação do público interno e de setores produtivos do turismo, além do apoio de eventos LGBT no calendário da cidade. Também será feito um mapeamento de pontos de temática LGBT na capital.

Essa é mais uma ação que a PBH está realizando para a inclusão de LGBTs na cidade. No mês de outubro, mais de 1,4 mil servidores da saúde estão passando por cursos de capacitação para realizar um atendimento humanizado de LGBTs. Nesses cursos serão discutidas as diferenças entre sexo, identidade de gênero e orientação sexual, por exemplo.

O objetivo é ampliar o conhecimento daqueles profissionais que recepcionam os usuários nos equipamentos de saúde, ou seja, que têm o primeiro contato com o público, sobre a Política de Saúde Integral LGBT, na perspectiva da integralidade do cuidado centrado no respeito à identidade de gênero e orientação sexual, e nas necessidades e especificidades de saúde desse grupo.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!