Belotur pode entrar em greve a menos de um mês das Olimpíadas 2016 em BH

Reprodução/Facbook

A 22 dias para realização da primeira partida de futebol das Olimpíadas 2016, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, os servidores da Belotur — autarquia responsável pela gestão do turismo na capital —, pode paralisar os serviços a partir de quarta-feira (13). A categoria exige reajuste salarial.

O presidente do sindicato dos servidores municipais (Sindibel), Israel Arimar de Moura, em conversa com o Bhaz, reconheceu que a greve pode prejudicar o atendimento ao turista que vem a BH em razão das partidas olímpicas de futebol.

“Caso as negociações com a prefeitura não avancem até agosto (data de início das Olimpíadas 2016), os eventos que ocorrerão em Belo Horizonte certamente serão prejudicados”. Ele acrescentou ainda que os estandes de informação instalados em diversos pontos da capital para o atendimento ao turista serão imediatamente fechados após a instauração da greve.

A assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) informou que a Belotur é uma “instituição autárquica e que estaria responsável por se posicionar diante da questão”. No entanto, procurada pela Bhaz, a assessoria da instituição não quis se manifestar.

Entenda

O presidente do Sindibel, Israel Arimar, explicou que, inicialmente, os servidores da Belotur reivindicaram um reajuste salarial em 25% — o que foi prontamente rejeitado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH).

Na tentativa de chegar a um acordo, o Ministério do Trabalho foi acionado e sugeriu, através de mediação entre servidores e PBH, uma reajuste de 8,34%. A medida também foi refutada pela administração municipal.

Sem acordo, segundo Israel, cerca de 180 servidores da Belotur deverão paralisar os serviços a partir de quarta-feira (13). No próximo dia 3 de agosto, Belo Horizonte vai receber a partida de futebol feminino entre as seleções olímpicas dos Estados Unidos e da Nova Zelândia.

 

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!