Pesquisar
Close this search box.

Em meio a onda de frio, BH deve atingir marca de 50 dias sem chuva

Por

céu aberto bh

Após dias de frio mais intenso em Belo Horizonte, principalmente durante a madrugada, inclusive com registros de temperaturas negativas, a expectativa é de leve aumento nas mínimas registradas na capital mineira. Para a semana, a previsão meteorológica aponta dias de poucas nuvens em BH, com sensação de frio ao amanhecer e à noite. Sem chuva desde 18 de abril, a cidade deve atingir a marca de 50 dias de seca no próximo sábado (8).

De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Claudemir de Azevedo, a expectativa é de leve aumento nas temperaturas durante a semana. Desde a última quinta-feira (30), a cidade emendou uma sequência de “dias mais frios do ano”, com recorde registrado no sábado, de 10,4ºC. Agora, segundo Claudemir, as mínimas devem variar entre 13ºC e 16ºC.

As máximas também devem subir nos próximos dias, ficando entre 25ºC e 28ºC, enquanto a umidade relativa mínima do ar vai ficar próxima dos 35%. O nível é preocupante, pois está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde. O percentual indicado como saudável para a população é acima de 50%. Diante disso, seguem abaixo algumas recomendações dos órgãos de saúde:

  • Beba bastante líquido
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Recorde de frio

O feriado prolongado de Corpus Christi teve recordes de frio para os belo-horizontinos. De acordo com a Defesa Civil da capital, no sábado (1°), a estação de Cercadinho, localizada no Belvedere, registrou sensação térmica de -0,7ºC às 6h da manhã. O registro ultrapassou as marcas de quinta (30) e sexta-feira (31), que também tiverem sensações térmicas abaixo de zero.

Claudemir destaca que a dinâmica de dias quentes e madrugadas frias deve seguir pelos próximos dias. “Tem essa incursão de ar frio, mas não é todo dia. O ar se instala por dois a três dias e perde força de novo, até vir a próxima”, afirma.

Confira os 5 dias mais frios do ano em BH:

  1. 10,4 °C em 01/06/2024
  2. 11,4 °C em 31/05/2024
  3. 14,6 °C em 30/05/2024
  4. 15,4 °C em 24/01/2024
  5. 15,5 °C em 23/05/2024

Thiago Cândido

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ