Horários e público ampliados: BH tem novas flexibilizações para bares, restaurantes e eventos

Restaurante
Novas flexibilizações valerão a partir de quinta-feira (Tomaz Silva/Agência Brasil)

A partir de quinta-feira (29), os bares e restaurantes da capital mineira poderão funcionar até 23h, conforme nova flexibilização anunciada pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) hoje (27). Os eventos e shows na cidade, que foram liberados no início do mês, também terão a capacidade de público ampliada.

Segundo anúncio da secretária municipal de Política Urbana de BH, Maria Fernandes Caldas, as lojas de conveniência, que hoje não podem funcionar aos domingos, poderão abrir todos os dias e funcionar até 22h. O decreto oficializando as mudanças será publicado no DOM (Diário Oficial do Município) na quinta-feira.

Shows e eventos

A flexibilização também vai atingir os shows e eventos permitidos em BH. A partir da publicação do decreto, os eventos em locais que contarem com assentos fixos e não oferecerem comida e bebida poderão receber 600 pessoas. Até então, eram permitidas 400 pessoas.

“Se tiver alimentação, [o público permitido] passa de 400 para 600. Para shows em espaços sem assento fixo, quando tem montagem do espaço, também vai de 600 para 800, mas admite-se dois blocos de público, desde que sejam completamente separados. Eventos corporativos também passam de 600 para 800”, detalha Maria Fernandes Caldas.

A secretária ainda reforça que, em todos os eventos, será exigido teste rápido de Covid-19. “O monitoramento implantado pela Secretaria tem garantido as condições para que a gente continue fazendo esses avanços. Esses eventos que estão sendo permitidos são testes, e é importante que a população se conscientize. Se todo mundo fizer sua parte, a probabilidade de funcionar é muito maior”, completa.

Volta do público nos estádios

Ainda nesta terça-feira, o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, anunciou que torcedores poderão voltar aos estádios na capital. A medida será realizada em formato de teste, para avaliar possíveis novas flexibilizações, e já deve começar a valer em agosto, conforme prevê o Mineirão.

Para a retomada, será adotada uma série de cuidados, como regras diferentes para a compra de ingressos, distanciamento e exigência de testes para os torcedores, quer eles estejam vacinados ou não (confira aqui).

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!