A Transparência Internacional Brasil, organização sem fins lucrativos anticorrupção, divulgou, nesta terça-feira (16), o levantamento indicando dos níveis de transparência das capitais brasileiras em 2024. Na lista, BH aparece com nota boa, na quinta colocação.
A capital mineira tem 72,6 pontos (o teto é 100). À frente, aparecem Rio de Janeiro (76,2), São Paulo (78,9), Recife (79) e Vitória (98,6 pontos).
A edição avalia indicadores importantes para a transparência entre os poderes. Entre eles, estão governança, legislação, participação social e comunicação, plataformas, transparência administrativa e orçamentária e obras públicas nas prefeituras.
Cada capital recebeu uma nota de 0 a 100 em que 0 representa o pior resultado e 100 o melhor em relação à transparência de determinado segmento. O levantamento não incluiu Brasília. Porto Alegre também não foi avaliada por causa da crise das enchentes.
De acordo com o Transparência Internacional Brasil, os resultados apontam um cenário preocupante das capitais, já que 13 estão com índices regulares e seis foram consideradas ruins.
Natal (39), Rio Branco (35), Boa Vista (34), Belém (32), Teresina (32) e Macapá (31) são as piores colocadas no levantamento. Elas revelam a gravidade da falta de transparência que pode comprometer a integridade dos processos públicos, além de impedir a participação social nas decisões tomadas pela administração pública.