Belo Horizonte pode ter chuva forte nesta quinta-feira (14), após a tempestade que causou estragos na cidade na tarde de ontem (13).
Segundo a Defesa Civil, a previsão indica que o dia será de céu nublado com chuvas fortes e trovoadas isoladas. Ainda segundo o órgão, a temperatura mínima registrada foi de 16,1ºC e a máxima estimada é de 25ºC. Além disso, a umidade relativa do ar deve girar em torno de 60% à tarde.
Ao BHAZ, o meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que a possibilidade de tempestades permanece até domingo (17). “Resumidamente, o feriado do Dia da Proclamação da República e o final de semana serão marcados por céu com muitas nuvens e pancadas de chuva“, afirma.
Chuva provoca alagamentos e rompe barragem em BH
A forte chuva que atingiu a capital mineira nessa quarta-feira (16), deixou estragos pela cidade. O volume das precipitações provocou alagamentos e rompeu a barragem do Parque Lagoa do Nato, na região da Pampulha.
Imagens compartilhadas por moradores mostram que a água tomou conta de ruas em diferentes regiões de BH. A Defesa Civil bloqueou duas avenidas na regional de Venda Nova. Conforme o alerta do órgão municipal, também foi feito o bloqueio imediato das avenidas Vilarinho e Álvaro Camargos, devido ao risco de transbordamento do córrego em ambos locais.
Além disso, a avenida Sebastião de Brito com a avenida Machado, altura de Estação São Gabriel, também foi bloqueada. A medida foi tomada para prevenir transbordamento do córrego Suzana, na região da Pampulha.
Vídeo: barragem do Parque Lagoa do Nato
O volume de chuvas que atingiu Belo Horizonte na tarde desta quarta-feira (13) resultou no rompimento da barragem do Parque Lagoa do Nado, na região da Pampulha. O parque ficará fechado por tempo indeterminado para reconstrução da lagoa.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), pelo menos quatro viaturas e cerca de 12 militares realizaram vistorias no local.
Com a forte chuva, parte do talude cedeu extravasando a água para a avenida Pedro I, via de grande fluxo que fica paralela ao parque. Não houve registro de feridos.
Vídeo: motorista cai e é arrastado por enxurrada em Venda Nova
Imagens mostram quando dois homens ficam ilhados no capô de um carro. Em seguida, eles pulam e são arrastados pela enxurrada.
O momento foi registrado na avenida Dr. Álvaro Camargos, em frente à UPA, na região de Venda Nova, durante fortes chuvas na tarde dessa quarta-feira (13).
Corrente humana tenta salvar pessoas ‘ilhadas’ em Venda Nova
No mesmo local, funcionários da UPA Venda Nova formaram uma corrente humana para tentar resgatar pessoas ‘ilhadas’ na avenida Doutor Álvaro Camargos, durante tempestade que atingiu Belo Horizonte na tarde de ontem (13).
Vídeos gravados por pessoas que trabalham na UPA Venda Nova mostram carros parcialmente submersos com motoristas dentro. Os funcionários então se unem para tentar resgatar as pessoas.
Nas imagens também é possível ver enfermeiros e médicos se unindo a pacientes para tentar retirar as pessoas que estão nos carros usando uma mangueia de incêndio. Ao BHAZ, o médico Jonathan Porto narra que a equipe da unidade e saúde se uniu para o resgate, e que precisaram arrebentar as grades do local para acessar as vítimas.
Recomendações durante a chuva ⠀
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
- Atenção especial para áreas de encostas e morros;
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais, os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.