Belo Horizonte completa 131 dias sem chuva nesta terça-feira (27). A má notícia, é que a capital mineira deve permanecer sem chuvas significativas nos próximos dias. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a frente fria que provocou maior nebulosidade e a possibilidade de chuvas nessa segunda-feira (26) já se afastou.
Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp
“O tempo volta a ficar mais seco, com a umidade relativa do ar oscilando entre 50% e 20%, o que pode trazer desconforto e a necessidade de atenção à hidratação”, explica o meteorologista Kleber Renato.
Além disso, de acordo com o especialista, a baixa nebulosidade contribui para temperaturas mais baixas, especialmente à noite e nas manhãs, como os 11ºC registrados na estação Cercadinho, em BH, às 7h desta terça-feira (27).
“O período noturno e as primeiras horas do dia continuarão sendo mais frios, apesar de uma tendência de elevação gradual das temperaturas ao longo do dia, à medida que o ar frio perde força”, destaca Kleber.
O meteorologista afirma ainda que a tendência é de aumento das temperaturas ao longo da semana. “A máxima prevista para hoje é de 25ºC. No entanto, essa máxima deve aumentar ao longo da semana, podendo chegar a 28ºC na sexta-feira e a 30ºC no sábado”, conclui Kleber.
Maior período de estiagem
Os 131 dias sem chuvas em BH são o maior intervalo de seca na capital mineira nos últimos 61 anos. Neste ano, não há registro de chuvas significativas (com volume superior a 1 milímetro) desde 18 de abril. De lá para cá, em duas ocasiões a capital mineira teve registro de chuvisco em alguns bairros na primeira semana de agosto, mas, para a climatologia não é nem considerado chuva.
Esse período de estiagem prolongado propicia a ocorrência de incêndios. Minas Gerais registrou em 2024 o maior número de incêndios florestais dos últimos cinco anos. Segundo balanço apresentado pelo Corpo de Bombeiros na sexta-feira (23), já são mais de 14 mil ocorrências registradas em todo o estado entre janeiro e agosto deste ano. O dado ultrapassa o último teto de chamados para o mesmo período: 12 mil incêndios em 2021.
Maiores períodos consecutivos sem chuva em BH
1963 – 198 dias
2024 – 123 dias
1991 – 117 dias
1988 – 116 dias
2011 – 115 dias
2019 – 113 dias
2003 – 111 dias
2010 – 110 dias
2017 – 107 dias
Baixa umidade do ar e dicas de segurança
A Defesa Civil recomenda uma série de cuidados para evitar transtornos durante o período mais quente e seco. Entre as dicas, beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e usar bastante hidratante de pele, além de umidificar o ambiente. Veja abaixo:⠀
- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).