BH confirma primeiro caso de Flurona, infecção simultânea por Covid e Gripe

teste covid
Paciente está com quadro clínico leve (Banco de Imagens/Shutterstock)

A Prefeitura de Belo Horizonte confirmou, nesta terça-feira (11), o primeiro caso oficial de “Flurona” na capital mineira. O nome foi dado para designar casos em que há contaminação dupla do vírus da gripe e do da Covid-19.

Em nota enviada ao BHAZ, a Secretaria Municipal de Saúde confirma que o paciente é um homem de 60 anos. A pasta informa que o quadro clínico é leve, e não houve necessidade de internação. “O teste foi feito em laboratório privado”, acrescenta.

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foi notificada de um caso confirmado de Flurona. Trata-se de paciente do sexo masculino, 60 anos, com quadro clínico leve, sem necessidade de internação e com evolução para cura. O teste foi feito em laboratório privado.

O BHAZ questionou a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) e aguarda atualização sobre os casos de Flurona no estado. No último dia 5, a pasta informou ao portal que ainda não havia sido notificada de nenhum caso de contaminação dupla.

Sintomas da infecção ‘Flurona’

Ainda que alguns sintomas da gripe e da Covid-19 sejam similares e confundam a população, é importante tê-los em mente. Isso se dá, principalmente, para alcançar um rápido diagnóstico e iniciar os tratamentos prontamente.

Confira abaixo os sintomas mais comuns observados na “fusão” entre as duas infecções:

  • Dor no corpo;
  • Dor de garganta;
  • Febre.

Além de alertar sobre a manutenção das medidas de proteção contra o coronavírus, tais como distanciamento social e uso de álcool em gel, infectologistas reforçam a importância de realizar testes para detectar o vírus da Covid-19 e da gripe.

Edição: Giovanna Fávero
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!