A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) está com vagas abertas para inscrição em cursos profissionalizantes nas áreas de tecnologia, estética, construção civil e administração. As oportunidades são gratuitas e destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A ação faz parte do Programa Municipal de Qualificação, Emprego e Renda (PMQER), vinculado à política de Assistência Social da Prefeitura de Belo Horizonte. Há vagas para cursos presenciais e on-line.
Veja também

Trilhas de Futuro abre mais de 1,5 mil vagas remanescentes para cursos profissionalizantes gratuitos
Este ano, os cursos incluem formação em depilação com designer de sobrancelha, informática básica com digitação, assistente de condomínio e portaria, eletricista de baixa, tensão entre outras. O prazo de inscrição varia de acordo com o curso desejado e deve ser conferido no site da PBH.
A subsecretária de Assistência Social, Daniele Carmona, destaca a importância da capacitação profissional no processo de autonomia de pessoas em situação de vulnerabilidade: “O Programa Municipal de Qualificação, Emprego e Renda é uma forma de investimento no empoderamento econômico como uma estratégia fundamental para romper ciclos de vulnerabilidade das famílias atendidas, sempre de forma integrada com os demais serviços que a assistência social oferece. Os cursos ajudam as pessoas a se prepararem para o mercado de trabalho e até a começarem os próprios negócios”.
Como se inscrever
Para participar, os interessados devem procurar presencialmente as unidades socioassistenciais, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e os Centros POP.
Veja no site da prefeitura os prazos de inscrição e contato para mais informações.
Formações em 2024
Em 2024, o programa certificou mais de 1.200 pessoas em cursos profissionalizantes, se consolidando como uma importante ferramenta de inclusão produtiva e empoderamento econômico. O PMQER integra a assistência social e a inclusão produtiva, ampliando as perspectivas de empregabilidade e autonomia econômica para famílias em situação de risco social.
O jovem Wesley Alves, de 19 anos, é um dos exemplos do impacto positivo gerado pelo programa. Morador do Bairro Lindéia, ele encontrou no curso de manicure e pedicure a oportunidade de transformar a própria realidade.
“A importância desse curso para mim é imensa, pois foi nele que descobri a área de trabalho que gostaria de seguir. Durante o curso, conheci pessoas incríveis, me redescobri como ser humano e encontrei um caminho para melhorar minha vida. Acredito que, se não tivesse feito esse curso, eu não saberia qual profissão escolher nem qual é minha verdadeira paixão. Hoje, trabalho naquilo que amo: faço unhas. Comecei atendendo a domicílio e, agora, atendo em um salão. Sou muito grato à instituição, ao curso e à professora, que foram essenciais nessa transformação da minha vida”, destacou.