BH e região podem ter o dia mais frio do ano neste final de semana

frio bh viaduto
Amanhã ainda tem possibilidade de chuva fraca (Amanda Dias/BHAZ)

O recorde do dia mais frio do ano em Belo Horizonte, que havia sido registrado nessa segunda-feira (10), pode ser batido ainda neste final de semana. O tempo “gelado” não deve dar trégua e a previsão é que a temperatura mínima caia 2ºC amanhã, e mais 1ºC no sábado. Com isso, a Defesa Civil de BH até emitiu um alerta de baixa temperatura.

Além da queda pela manhã, as temperaturas também não tendem a subir muito ao longo do dia. Assim, amanhã (14), na capital, o termômetro vai variar entre 12 e 25ºC, e no sábado (15) e domingo (16), entre 11 a 25ºC. “Tem uma frente avançando pelo litoral e a gente vai ter uma ida do frio para interior do continente”, explica ao BHAZ Anet Fernandes, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A tendência é que aumente a nebulosidade. “Vamos ter um final de semana com maior concentração de nuvens. Tem possibilidade de chuvisco ou chuva fraca, principalmente amanhã”, conta.

Vem recorde por aí?

 A temperatura mais baixa do ano em BH tinha sido registrada no início da manhã de segunda-feira (10). Na estação Cercadinho, o Inmet computou uma temperatura de 11,8ºC entre 6h e 7h. O recorde foi atingido graças à atuação de uma massa de ar frio e ao resfriamento noturno.

“De noite nós não temos sol, logo não há energia para aquecer. Nos últimos dias estamos com poucas nuvens no céu, o que favorece o resfriamento ainda mais rápido quando o sol se põe”. A mínima do começo desta semana superou a de semana passada, após o recorde de dia mais frio do ano ter sido atingido. No início do mês, dia 2 de maio, foram registrados 12,4ºC na mesma estação.

Para este final de semana, a expectativa é que a mínima fique em 11ºC. A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, inclusive, um alerta de baixas temperaturas.

A boa notícia é que a umidade, que estava em níveis críticos na semana passada, está em tendência de alta. Nesta semana, foi registrado 30%, mas para os próximos dias, pode chegar até 50%, no período de maior aquecimento.

Recomendações da Defesa Civil

  • Hidrate-se;
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Realize atividades físicas utilizando agasalho;
  • Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar propagação de doenças típicas desta época do ano;
  • Procure um especialista em caso de problemas respiratórios.

Edição: Roberth Costa

Comentários