TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

BH enfrenta período frio mais longo dos últimos anos, diz meteorologista

04/09/2025 às 15h14 - Atualizado em 04/09/2025 às 15h16
(Amanda Dias/BHAZ)

Minas Gerais registra um dos períodos de frio mais longos e úmidos dos últimos anos, segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, mas não se assuste, este é o normal da capital mineira. Entre abril e setembro, seis a sete massas de ar polar passaram pelo estado, mantendo temperaturas baixas e alta umidade.

O prolongamento do frio está ligado à neutralidade atmosférica, sem incidência de El Niño ou La Niña desde abril. “As frentes frias seguiram normalmente pelo litoral Sudeste e voltamos a ter um inverno e outono longos e úmidos”, explica Reis. Essa umidade contribuiu para reduzir o número de focos de incêndio no estado.

A passagem de massas de ar polar na primeira semana de setembro, segundo o meteorologista, é um evento recorrente. “Tenho essa experiência por causa do desfile de 7 de setembro. Historicamente, sempre ventou bastante devido à passagem dessas massas”, comenta.

Primavera com chuvas acima da média

Com o fim do inverno, a tendência é de aquecimento gradual, mas sem temperaturas extremas. A primavera, que se aproxima, deve trazer chuvas significativas desde o início da estação. “Após o dia 20 de setembro, outubro e novembro também devem ter precipitações acima da média histórica”, diz Reis, que afirma que há previsão de períodos de 10 a 13 dias de chuva, volume consideravelmente maior que o registrado no ano anterior.

Previsão para o fim do frio

Na última sexta-feira, a passagem de uma frente fria pelo litoral Sudeste provocou chuvas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no Sul de Minas, na Zona da Mata e no Oeste do estado. Associada a esse fenômeno, uma massa de ar polar com centro no Oceano Atlântico intensificou ventos, aumentou a nebulosidade e derrubou as temperaturas, principalmente na Grande BH. As regiões Leste e Nordeste registraram chuvas fracas a moderadas nos últimos três dias.

Segundo Reis, a massa de ar polar já se afasta do continente. Para a Região Metropolitana, a previsão indica sol entre nuvens a partir de amanhã, com temperaturas chegando a 28°C a 29°C durante o final de semana. “Não há previsão de mudança nas condições do tempo até o dia 8. Para os próximos dias, o sol deve predominar e os ventos vão parar”, afirma o meteorologista.

Lavínia Fernandes

Jornalista formada pela PUC Minas. Publicou um artigo sobre alfabetização midiática pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Repórter no BHAZ desde novembro de 2024.
LinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ