BH está entre as cidades com pior trânsito do mundo, aponta ranking internacional

Trânsito em BH
Programe-se para as viagens de fim de ano (Amanda Dias/BHAZ)

Mais uma vez, o trânsito de Belo Horizonte apareceu entre os 50 piores do mundo em um ranking internacional. A capital mineira ocupa o 39º lugar, entre 390 municípios, na lista divulgada pela plataforma de tecnologia em geolocalização TomTom.

O ranking “TomTom Traffic Index 2022” aponta que o tempo médio para que o motorista percorra 10 km nas ruas de BH é de 22 minutos, um minuto a mais do que o observado em 2021.

Por ano, a plataforma estima que o condutor que dirige na capital passe 214 horas no trânsito, sendo 103 dessas horas provocadas pelo congestionamento. A empresa também aponta que a média de dinheiro gasto anualmente com gasolina é de R$ 2,4 mil.

Para quem trabalha de casa, a realidade é outra: segundo o estudo, se um profissional faz “home office” às quartas-feiras em Belo Horizonte, ele economiza 43 horas por ano a cada 10 km de trânsito. Já se ele trabalha de casa às terças, quartas e quintas, são 131 horas economizadas.

No Brasil, o trânsito de BH é considerado o quarto pior. O líder do ranking no país é Recife, seguido de São Paulo e de Curitiba. Depois da capital mineira, vêm Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília.

Já de acordo com o ranking 2022 Global Traffic Scorecard feito pela empresa de software e de monitoramento de localização INRIX, no Brasil, Belo Horizonte fica atrás apenas de São Paulo se tratando de congestionamento.

As 10 cidades com pior trânsito no mundo

A TomTom analisou os dados sobre o trânsito de 390 cidades em 56 países ao longo de 2022 para desenvolver o ranking, divulgado em fevereiro deste ano. O estudo ainda aponta que o custo médio para dirigir aumentou 27% para um carro comum movido a gasolina, de 2021 para 2022.

Veja abaixo o ranking das 10 cidades com piores trânsitos do mundo:

10. Bogotá, Colômbia (249 horas gastas no trânsito)

9. Manila, Filipinas (241 horas gastas no trânsito)

8. Lima, Peru (254 horas gastas no trânsito)

7. Bucareste, Romênia (277 horas gastas no trânsito)

6. Pune, Índia (249 horas gastas no trânsito)

5. Milão, Itália (259 horas gastas no trânsito)

4. Sapporo, Japão (240 horas gastas no trânsito)

3. Dublin, Irlanda (277 horas gastas no trânsito)

2. Bangalore, Índia (260 horas gastas no trânsito)

1. Londres, Inglaterra (325 horas gastas no trânsito)

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!