BH inicia vacinação contra gripe e sarampo hoje; confira cronograma

vacina contra gripe e sarampo
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade também devem receber a vacina contra o sarampo nesta segunda-feira (4) (Rodrigo Clemente/PBH)

A Prefeitura de Belo Horizonte inicia hoje (4) a campanha de vacinação contra a gripe, além de aplicar a quarta dose da vacina contra Covid-19 em idosos de 80 anos ou mais, cuja data do reforço tenha completado 4 meses. A capital mineira também dá início à vacinação contra o sarampo para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A convocação para idosos – cerca de 72 mil pessoas – que precisam se vacinar com a quarta dose em Belo Horizonte ocorre de forma simultânea à da vacina contra a gripe. O restante da população será convocado em escalas, pela Secretaria Municipal de Saúde, à medida que a capital receber mais doses do imunizante.

Vacinação contra a gripe

Fabiano Pimenta, subsecretário de Promoção e Vigilância em Saúde, explica que “a aplicação das duas vacinas de forma concomitante é segura e não há necessidade de aguardar um intervalo, mesmo uma delas sendo contra a Covid-19”. O recebimento simultâneo dos imunizantes, especificamente para idosos em idade avançada, evita que eles se desloquem aos postos de imunização mais de uma vez. O público pode conferir mais informações neste link.

Este ano, Ministério da Saúde definiu como público-alvo da campanha de vacinação da Gripe os idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade [4 anos, 11 meses e 29 dias], gestantes, puérperas, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de comorbidades e doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e pessoas com deficiência permanente.

Além disso, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Vacinação contra o sarampo

Além de crianças, trabalhadores da saúde também deverão ser imunizados contra o sarampo na capital mineira. A PBH informa que todos os 152 centros de saúde estão preparados para a campanha de vacinação, que ocorre até o dia 26 de junho. Os responsáveis devem levar a caderneta ou cartão de vacinação dos pequenos para conferir as doses aplicadas anteriormente.

O último caso de sarampo foi registrado em 2020 em BH, mas o Ministério da Saúde mantém o alerta para a circulação ativa do vírus no país. Já que se trata de uma enfermidade de alta transmissão, é fundamental uma cobertura vacinal elevada, em torno de 95%, para impedir a circulação viral.

Veja abaixo o cronograma de vacinação desta semana:

– Segunda (4) e terça-feira (5): quarta dose para pessoas de 80 anos e mais, cuja data do reforço tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF. Vacinação contra gripe para idosos a partir de 80 anos. Vacinação contra sarampo para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. 

– Quarta-feira (6): segunda dose para crianças de 5 anos, sem comorbidades, nascidas de fevereiro a julho de 2016, vacinadas com a Pfizer Pediátrica, em que o intervalo entre as aplicações seja de oito semanas. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina.

De hoje até esta sexta-feira (8), também há repescagem da imunização para grupos prioritários e faixas etárias já convocadas. O período vale para aqueles que precisam receber a primeira, segunda, terceira ou quarta doses da vacina contra a Covid-19.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!