BH vai liberar dose de reforço da vacina sem convocação para quem tomou 2ª dose há 4 meses

Vacina
Até então, a pessoa deveria esperar a convocação da faixa etária para comparecer ao posto (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A partir da próxima quarta-feira (19), quem tiver tomado a segunda dose da vacina contra Covid-19 há pelo menos quatro meses já estará qualificado para tomar a dose de reforço em BH. Até então, a pessoa deveria esperar a convocação da faixa etária para comparecer ao posto.

A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (14) pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). De acordo com a administração municipal, os chamamentos por faixa etária continuarão a ser feitos, mas quem cumprir o requisito já pode procurar os centros de saúde.

A PBH também divulgou o cronograma de vacinação contra Covid-19 para os próximos dias, incluindo a imunização de crianças e chamamentos para a dose de reforço, que valem para o público de 53, 51, 49, 19 e 18 anos.

Cronograma da dose de reforço em BH

  • Quarta-feira (19):
    • dose de reforço para pessoas de 53 e 51 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;
  • Quinta-feira (20):
    • dose de reforço para pessoas de 49 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;
    • dose de reforço para pessoas de 19 anos, vacinadas com a Coronavac, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;
  • Sexta-feira (21):
    • dose de reforço para pessoas de 18 anos, vacinadas com a Coronavac, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;
    • repescagem de dose de reforço para grupos prioritários e faixas etárias já convocados, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF.

De segunda a sexta-feira, o funcionamento dos centros de saúde é das 8h às 17h para pontos fixos e extras, e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já os shoppings funcionam das 13h às 19h30.

Os endereços podem ser verificados aqui.

A PBH reforça que as pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços antes de se deslocar aos pontos de imunização.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação. Caso a pessoa se dirija às unidades em data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!