Os radares meteorológicos não indicam previsão de chuva para Belo Horizonte pelo menos até 10 de setembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Caso o indicativo se confirme, a capital mineira pode completar 145 dias sem chuvas significativas, maior intervalo desde 1963.
Não chove em BH desde 18 de abril. Segundo a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes, a previsão é mais precisa para as próximas 96 horas, ou seja, até sábado. Depois disso, a precisão da meteorologia é menor.
Apesar da condicionante em relação à precisão, nesta terça-feira, os radares não indicam chuva pelos próximos 15 dias.
Desde o começo do inverno não há registro de chuvas em Belo Horizonte. Pela série histórica do Inmet, iniciada em 1961, este é o segundo ano com maior intervalo sem chuvas. Em 1963, a capital mineira ficou sem chuvas significativas por 198 dias.
De acordo com o Inmet, a frente fria que provocou maior nebulosidade e a possibilidade de chuvas nessa segunda-feira (26) já se afastou.
“O tempo volta a ficar mais seco, com a umidade relativa do ar oscilando entre 20% e 50%, o que pode trazer desconforto e a necessidade de atenção à hidratação”, explica o meteorologista Kleber Renato.