Pesquisar
Close this search box.

BH lidera ranking de capitais há mais tempo sem chuva em 2024; veja lista

Por

BH está há 150 dias sem chuva (Isabella Guasti/BHAZ)

Há 149 dias sem chuvas, BH lidera o ranking das capitais há mais tempo sem precipitação em 2024. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

Brasília e Goiânia são as outras duas capitais que encabeçam a lista com mais e 140 dias sem uma chuvinha: 144 e 142, respectivamente.

 Belo Horizonte enfrenta a segunda maior seca de sua história, sem chuva significativa desde 18 de abril deste ano. O recorde é de 1963, quando nossa capital atingiu a marca de 198 dias sem precipitação.

Ranking de dias sem chuvas em capitais na estiagem de 2024

  1. Belo Horizonte (MG) – 149 dias
  2. Brasília (DF) – 144 dias
  3. Goiânia (GO) – 142 dias
  4. Cuiabá (MT) – 119 dias
  5. Palmas (TO) – 117 dias
  6. Teresina (PI) – 58 dias
  7. São Luis (MA) – 46 dias
  8. Fortaleza (SC) – 25 dias
  9. São Paulo (SP) – 17 dias
  10. Manaus – 7 dias

Afinal, quando vai chover em BH?

O Climatempo renovou, nessa quinta-feira (12), a previsão de que Belo Horizonte só deve ter chuvas por volta do dia 20. No entanto, as precipitações, segundo o órgão, serão mais fortes a partir da segunda quinzena de outubro.

Para quem tinha esperanças de que um milagre em forma de chuva poderia acontecer nesta semana e amenizar o tempo seco e as altas temperaturas que BH enfrenta em pleno inverno, aí vai uma má notícia: essas características devem perdurar e, até mesmo, piorar nos próximos dias.

“Há uma massa de ar quente que atua em Belo Horizonte e influência na estiagem e altas temperaturas que estamos presenciando. Essa massa, no entanto, deve se intensificar ainda mais ao longo do final desta semana, potencializando os efeitos do calor e a sensação de abafamento”, explica o meteorologista Ruibran dos Reis.

A trégua do tempo seco para os mineiros deve chegar antes para moradores do Sul do estado e Zona da Mata. De acordo com o especialista, uma massa de ar frio vinda de São Paulo pode provocar chuvas isoladas nessas regiões entre os dias 16 e 17 de setembro. “A massa continua a subir, chegando na capital mineira por volta do dia 20 de setembro, o que amenizará as altas temperaturas e deve trazer um alívio à estiagem”, conclui.

Ruibran ressalta que essas chuvas devem ser isoladas e os maiores volumes devem vir só na segunda quinzena de outubro.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também confirmou que não há previsão de chuva, pelo menos, até a próxima quarta-feira (18). O órgão, no entanto, lembra que não é possível prever com exatidão, pelos modelos adotados, a incidência de precipitações com mais de 72 horas. A Prefeitura de Belo Horizonte, em entrevista coletiva na quarta-feira (11), disse que espera chuva por volta do dia 18.

Redação BHAZ

[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ