BH lidera ranking de capitais há mais tempo sem chuva em 2024; veja lista

14/09/2024 às 10h16 - Atualizado em 14/09/2024 às 10h19
BH está há 150 dias sem chuva (Isabella Guasti/BHAZ)

Há 149 dias sem chuvas, BH lidera o ranking das capitais há mais tempo sem precipitação em 2024. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Brasília e Goiânia são as outras duas capitais que encabeçam a lista com mais e 140 dias sem uma chuvinha: 144 e 142, respectivamente.

 Belo Horizonte enfrenta a segunda maior seca de sua história, sem chuva significativa desde 18 de abril deste ano. O recorde é de 1963, quando nossa capital atingiu a marca de 198 dias sem precipitação.

Ranking de dias sem chuvas em capitais na estiagem de 2024

  1. Belo Horizonte (MG) – 149 dias
  2. Brasília (DF) – 144 dias
  3. Goiânia (GO) – 142 dias
  4. Cuiabá (MT) – 119 dias
  5. Palmas (TO) – 117 dias
  6. Teresina (PI) – 58 dias
  7. São Luis (MA) – 46 dias
  8. Fortaleza (SC) – 25 dias
  9. São Paulo (SP) – 17 dias
  10. Manaus – 7 dias

Afinal, quando vai chover em BH?

O Climatempo renovou, nessa quinta-feira (12), a previsão de que Belo Horizonte só deve ter chuvas por volta do dia 20. No entanto, as precipitações, segundo o órgão, serão mais fortes a partir da segunda quinzena de outubro.

Para quem tinha esperanças de que um milagre em forma de chuva poderia acontecer nesta semana e amenizar o tempo seco e as altas temperaturas que BH enfrenta em pleno inverno, aí vai uma má notícia: essas características devem perdurar e, até mesmo, piorar nos próximos dias.

“Há uma massa de ar quente que atua em Belo Horizonte e influência na estiagem e altas temperaturas que estamos presenciando. Essa massa, no entanto, deve se intensificar ainda mais ao longo do final desta semana, potencializando os efeitos do calor e a sensação de abafamento”, explica o meteorologista Ruibran dos Reis.

A trégua do tempo seco para os mineiros deve chegar antes para moradores do Sul do estado e Zona da Mata. De acordo com o especialista, uma massa de ar frio vinda de São Paulo pode provocar chuvas isoladas nessas regiões entre os dias 16 e 17 de setembro. “A massa continua a subir, chegando na capital mineira por volta do dia 20 de setembro, o que amenizará as altas temperaturas e deve trazer um alívio à estiagem”, conclui.

Ruibran ressalta que essas chuvas devem ser isoladas e os maiores volumes devem vir só na segunda quinzena de outubro.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também confirmou que não há previsão de chuva, pelo menos, até a próxima quarta-feira (18). O órgão, no entanto, lembra que não é possível prever com exatidão, pelos modelos adotados, a incidência de precipitações com mais de 72 horas. A Prefeitura de Belo Horizonte, em entrevista coletiva na quarta-feira (11), disse que espera chuva por volta do dia 18.

Redação BHAZ

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ