Covid-19: BH faz repescagem de vacinação para adolescentes nesta segunda-feira

Repescagem vacinação para jovens em BH
Jovens precisam ter recebido a primeira dose há pelo menos 21 dias (Divulgação/PBH)

A Prefeitura de Belo Horizonte convocou uma repescagem de vacinação contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos nesta segunda-feira (6). O atendimento será realizado em postos específicos para quem não concluiu o esquema vacinal.

Para tomar o imunizante, é necessário ter recebido a primeira dose há pelo menos 21 dias. Adolescentes de até 15 anos precisam estar acompanhados por responsáveis legais ou apresentar o termo de autorização devidamente preenchido.

Cronograma para os próximos dias

Amanhã (7), é a vez de trabalhadores da saúde tomarem a dose de reforço do imunizante. É preciso ter mais de 18 anos, completos até 31 de dezembro. Já na quinta-feira (9), idosos de 62 anos devem comparecer para a dose de reforço. O mesmo vale na sexta (10), para quem completou 61 anos. Nestes casos, o requisito é ter recebido a segunda dose da vacina há pelo menos 5 meses.

A PBH informou o cronograma e locais da campanha de vacinação contra Covid-19 para os próximos dias. É necessário comparecer das 8h às 17h nos centros de saúde e postos, e das 8h às 16h30 nos pontos drive-thru. Todos os públicos devem apresentar o cartão de vacina, carteira de identidade (RG) e CPF.

Segunda dose

Adolescentes de 12 a 17 anos podem receber a segunda dose do imunizante caso tenham pendências na vacinação. A campanha está sendo realizada nesta segunda-feira (6) para jovens que já receberam a primeira dose há 21 dias.

Dose de reforço

Idosos de 61 e 62 anos também recebem a dose de reforço ainda nesta semana. É necessário ter recebido a segunda dose no prazo de cinco meses. Confira o cronograma, disponibilizado no site da PBH.

Dia 9/12 (quinta-feira):

  • dose de reforço para idosos de 62 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 5 meses.

Dia 10/12 (sexta-feira):

  • dose de reforço para idosos de 61 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 5 meses.

Quais documentos apresentar?

Quem ainda não completou a vacinação deve apresentar carteira de identidade, documento que comprove a residência em Belo Horizonte e carteira de vacina em um dos centros de saúde ou postos extras. Jovens de 12 a 15 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais, ou ainda apresentar um termo de autorização assinado.

Para a Secretaria de Saúde Municipal, o ideal é se vacinar no dia da convocação. Assim, é possível concluir o esquema vacinal na data prevista e ainda evitar filas.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!