BH sofre intervenções no trânsito ao receber Jogos Olímpicos; confira

A partir desta quarta-feira (3), Belo Horizonte receberá partidas dos Jogos Olímpicos. Serão realizadas partidas dos torneios de futebol masculino e femininos da modalidade. O Mineirão será palco das partidas Estados Unidos x Nova Zelândia e França x Colômbia, pelo torneio feminino de futebol das Olimpíadas Rio 2016.

O estádio também será palco de outros oito jogos, entre os torneios masculinos e femininos. A última partida (disputa da medalha de bronze masculina) está marcada para o dia 20 deste mês.

Os servidores públicos serão dispensados de seus trabalhos em dias de jogos, com até 6 horas de antecedência.

Confira as mudanças no trânsito na região, e como chegar ao Mineirão.

PLANO OPERACIONAL DE MOBILIDADE

  • Terminal Olímpico – Os torcedores contarão com serviços de transporte especial da Linha 55 – Move Mineirão, partindo da Estação Rio de Janeiro (plataforma 1B), na Avenida Santos Dumont, no Centro, até o Terminal Olímpico, na Avenida Coronel José Dias Bicalho. As partidas dos ônibus serão monitoradas por agentes conforme a demanda de torcedores na estação. A distância de caminhada entre o Terminal Olímpico e o Mineirão é de, no máximo, 500 metros. Após o apito final, a Linha 55 – Move Mineirão será disponibilizada no Terminal Olímpico até três horas após o fim do jogo, com retorno até a Estação Rio de Janeiro. Em dias com rodadas duplas de jogos, serão disponibilizados ônibus da Linha 55 antes e depois de cada partida, atendendo assim o torcedor que deseja conferir apenas um dos jogos. Para cada dia de jogo a BHTrans informará o esquema de transporte, previamente, no seu site, www.bhtrans.pbh.gov.br. O preço da passagem é R$ 3,70 e o pagamento poderá ser feito também com o cartão BHBUS.
  • Move Corredor Antônio Carlos

– Ida ao Mineirão: para ir ao Mineirão, os torcedores poderão embarcar na Linha Move 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais) nas estações Move Rio de Janeiro, na Avenida Santo Dumont, Move Carijós, na Avenida Paraná, e ao longo das estações na Avenida Antônio Carlos. Nesses casos, o torcedor deve desembarcar nas Estações de Transferência UFMG e Mineirão.

– Volta do Mineirão: para a área central, os torcedores terão como opção a linha Move 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais).

– Os torcedores com destino à região Norte poderão contar com as linhas 51 e 52, em direção à Estação Pampulha.

Para evitar filas e garantir agilidade no acesso às Estações, os usuários devem priorizar o cartão BHBUS.

  • Outras linhas – Os torcedores também contam com outras linhas do serviço regular de transporte coletivo que terão embarque e desembarque na região do Mineirão. São elas as linhas Move 63 (Estação Venda Nova/ Lagoinha), Move 64 (Estação Venda Nova/ Assembleia via Carlos Luz), Move 67 (Estação Vilarinho/Santo Agostinho – via Carlos Luz), Move 68 (Estação Vilarinho/Lagoinha), Move 5250 (Estação Pampulha/ Betânia), Move 5550 (Estação Pampulha/Estação Ponto São José), Move 6350 (Estação Vilarinho/ Estação Barreiro Via Anel), Move 5106 (Bandeirantes/ BH Shopping), circulares 503 e 504 (Santa Rosa/ Aparecida/ São Luís) e suplementares 51 (Circular Pampulha), 53 (Confisco/ Pampulha/ São Gabriel) e 54 (Dom Bosco/ Shopping Del Rey).
  • Pessoas com mobilidade reduzida – Para os torcedores com mobilidade reduzida que desembarcarem nas estações Move e no Terminal Olímpico será disponibilizado um serviço de traslado até o portão do Mineirão. Basta acionar os agentes de trânsito ou anfitriões que estarão disponíveis nos locais e eles irão solicitar o veículo para realizar o traslado.
  • Rotas de pedestres (Fan Walk) – Os torcedores chegarão e sairão do estádio por rotas exclusivas para pedestres. Elas terão encaminhamento com gradis e sinalização indicativa para os destinos principais (estádio e Terminal Olímpico). A organização com gradis garantirá segurança e vai melhorar o fluxo de pedestres no entorno do estádio. Poderão acessar essas rotas apenas torcedores com ingressos, moradores e trabalhadores da região, devidamente credenciados. Confira abaixo as três rotas:
  1. Avenida Abrahão Caram com Avenida Antônio Carlos – a partir da estação Move UFMG até o portão Norte do Mineirão.
  2. Avenida Carlos Luz – a partir do cruzamento com a Avenida Alfredo Camarate até o portão Sul do Mineirão.
  3. Avenida das Palmeiras (Terminal Olímpico para o Mineirão), entre as avenidas Cel. José Dias Bicalho e Antônio Abrahão Caram.
  • Pontos de Táxi – Serão três pontos, nos seguintes locais: Avenida das Palmeiras, entre Alameda das Falcatas e Alameda dos Jacarandás; Avenida Alfredo Camarate, no lado oposto à Drogaria Araújo, sentido Avenida Otacílio Negrão Lima / Avenida Carlos Luz, e na Avenida Cel. José Dias Bicalho, entre Alameda dos Coqueiros e Alameda das Princesas.
  • Veículos fretados – A partir de 0h01 nos dias de jogos, áreas de estacionamento serão destinadas aos veículos fretados. Esses locais terão capacidade limitada e a ocupação será conforme ordem de chegada, sem reserva prévia. Os locais são os seguintes: Avenida das Palmeiras, entre Avenida Chaffir Ferreira e Alameda das Falcatas, e Avenida Chaffir Ferreira, entre as avenidas das Palmeiras e Otacílio Negrão de Lima.
  • Acesso de veículos e estacionamento restrito – No entorno do Mineirão, na área de segurança, só será permitido o acesso de veículos credenciados. Em outras áreas, como no bairro São José, será permitido o trânsito local para moradores, trabalhadores e comerciantes devidamente credenciados. Contudo, será proibido estacionar nas vias. A operação de trânsito no entorno do estádio começará a partir da 0h01 no dia do jogo, quando ficará proibido o estacionamento ao longo das áreas de restrição. O estacionamento do Mineirão não será aberto ao público. Na Orla da Lagoa da Pampulha, entre Igreja São Francisco de Assis e Avenida Santa Rosa, o estacionamento ficará proibido, nos dois sentidos, nos dias de jogos.
  • PVs (Postos de Verificação) – Serão implantados no entorno do Mineirão para controlar a chegada e a saída de profissionais credenciados e dos torcedores com ingressos. Os postos de verificação entram em operação cinco horas antes do horário do primeiro jogo do dia e desse ponto de verificação até o estádio só poderão circular veículos e pessoas autorizadas previamente. Nos PVs, agentes da BHTrans, da Polícia Militar e da Guarda Municipal, além de profissionais da organização dos Jogos Olímpicos irão orientar e auxiliar pedestres e motoristas. Os PVs ficarão nos seguintes locais: Av. Carlos Luz com Avenida Alfredo Camarate; Avenida Otacílio Negrão de Lima com Avenida Cel. Oscar Paschoal (rotatória do Mineirinho); Avenida Antônio Abrahão Caram com Alameda das Acácias e no setor para pedestres na Avenida das Palmeiras.
  • Operação especial de trânsito no dia dos jogos – A partir de 0h01 serão implantadas áreas de restrição de estacionamento e circulação de veículos no entorno do estádio. Os moradores, ainda que credenciados para acesso, não deverão estacionar nas áreas de restrição. A credencial permitirá, apenas, acesso a essas áreas com restrição. Os moradores não deverão deixar os veículos na via, mas estacioná-los nas garagens. Veículos estacionados nas áreas de restrição serão removidos. As operações especiais serão realizadas nos dias 3, 6, 10, 12, 13, 16 e 20 de agosto. Os Postos de Verificação (PVs) entram em operação cinco horas antes do início dos jogos e só irão acessar as imediações do estádio os torcedores com ingresso e profissionais credenciados.
  • Veículos e Pessoas CredenciadasBairro São José – Foram credenciados veículos, moradores e comerciantes do bairro São José que farão o acesso ao bairro por meio da Alameda das Acácias, seguindo na Avenida Dias Bicalho e entrando no bairro pela Alameda das Princesas. Caso algum morador não tenha credencial, haverá um posto de cadastramento nas proximidades do estádio, que será orientado pelos agentes nos PVs. Durante a operação para os Jogos Olímpicos Rio 2016, as vias do bairro São José terão o sentido de circulação alterado para mão dupla para facilitar o tráfego na região.
  • Veículos e Pessoas CredenciadasAvenida Antônio Abrahão Caram – Foram credenciados veículos, moradores e comerciantes da Avenida Antônio Abrahão Caram, que poderão acessar normalmente a via até a implantação do PV3 (Avenida Antônio Abrahão Caram com Alameda das Acácias), cinco horas antes das partidas. Após a implantação do PV3 não será mais permitido o acesso de veículos aos imóveis ao longo da via. Os moradores e comerciantes credenciados poderão acessar a via apenas como pedestres durante a operação. Em casos emergenciais o morador/comerciante deverá acionar os agentes para verificar a viabilidade de transitar com veículo na via.

Com Prefeitura de Belo Horizonte

 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!