Após a intensa onda de calor que atingiu Belo Horizonte, a semana começou chuvosa em boa parte da capital. De ontem (19) para hoje (20), a Defesa Civil de BH realizou sete vistorias em imóveis particulares nas regionais Norte, Noroeste e Centro Sul que foram afetados por alagamentos, erosão, risco de desabamento ou trincas.
Nesta segunda-feira, a previsão meteorológica indica que a chuva deve continuar. Segundo a Defesa Civil, o dia será de céu nublado com pancadas de chuva, por vezes fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais, a qualquer hora.
A temperatura mínima foi de 17 °C, a máxima estimada é de 29 °C. Já a umidade relativa mínima do ar em torno de 50% à tarde.
O tempo fechado deve permanecer até amanhã (21) acompanhado de temperaturas mais amenas. Nesta terça-feira, os termômetros devem oscilar entre 21ºC e 28ºC, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
A previsão de chuvas permanece até sexta-feira (24), mas a partir de quarta (22) a temperatura deve subir novamente em Belo Horizonte, ultrapassando os 30ºC.
Risco geológico
Por causa dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e a previsão de novas chuvas, existe risco geológico moderado nas regionais Venda Nova, Pampulha, Noroeste e Barreiro, válido até quinta-feira (23).
A Defesa Civil recomenda que os moradores se atentem aos seguintes sinais: trinca nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água minando da base do barranco, inclinação de poste ou árvores, muros e paredes estufados e estalos.
Caso observe algum destes sinais, saia imediatamente do imóvel e ligue para a Defesa Civil (199). Em caso de emergência, é necessário acionar o Corpo de Bombeiros Militar (193). Confira abaixo outras recomendações:
• Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos;
• Coloque calha no telhado da sua casa;
• Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água;
• Não jogue lixo ou entulho na encosta;
• Não despeje esgoto nos barrancos;
• Não faça queimadas.