Mais de 10 mil vagas: BH tem mutirão para agilizar consultas oftalmológicas neste mês

colírio olho
Pacientes serão encaminhados pelos centros de saúde (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) vai disponibilizar 12 mil vagas para moradores que quiserem fazer consultas oftalmológicas neste mês. A ação é um dos esforços de um mutirão de consultas para ampliar e acelerar a assistência à população.

O objetivo é agilizar o atendimento, já que esta era a especialidade mais procurada para agendamento de consultas, com aproximadamente 45 mil pedidos aguardando marcação e com tempo de espera de 11 meses. A mobilização começou na segunda quinzena de setembro e, segundo o Executivo municipal, já conseguiu reduzir a fila em quase 10 mil pessoas.

Somente neste mês, serão quase 12 mil vagas para as consultas oftalmológicas – quase o dobro do que foi ofertado antes do mutirão. Durante as consultas, são oferecidos aos pacientes exames de refração, biomicroscopia, tonometria (medida de pressão intraocular) e mapeamento de retina (fundo de olho) em ambos os olhos.

Como participar?

O contato com os usuários,  já cadastrados e em fila de espera, para informar o agendamento da data e horário é feito pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde. 

As consultas de oftalmologia no município são agendadas a partir de uma Central de Marcação de Consultas. O primeiro acesso é realizado por meio dos centros de saúde e, conforme critérios clínicos pré-estabelecidos de prioridade, os pacientes são direcionados para o Centro Municipal de Oftalmologia ou para os demais serviços conveniados.

Com PBH

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!