Pesquisar
Close this search box.

Belo Horizonte tem o mês de maio mais quente dos últimos 63 anos; veja previsão do fim de semana

Por

previsão tempo final de semana bh
Alerta do Inmet é válido até as 19h deste sábado (Lucas Negrisoli/BHAZ)

Apesar de maio ser caracterizado como o mês mais frio do outono, o final de semana em Belo Horizonte segue com o clima quente e seco. O cenário é parecido com os primeiros dias de maio. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), BH registrou em 2024 o maio mais quente da cidade nos últimos 63 anos (veja abaixo).

As altas temperaturas e a baixa disponibilidade de umidade do ar nos próximos dias são consequências da última onda de calor que atingiu a capital mineira. Nos dias 2 e 3 de maio deste ano, a cidade registrou, respectivamente, 31,8ºC e 32,4ºC.

Segundo a meteorologista Anete Fernandes, do Inmet, Belo Horizonte deve registrar, no sábado (18) e domingo (19), temperatura mínima na casa dos 16ºC e máxima perto dos 30ºC. Ela frisa que o período de calor requer atenção por parte das pessoas. “É preciso redobrar a atenção, já que a umidade pode declinar a valores inferiores a 30%”, explica.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera ideal a umidade do ar acima de 60%. Quando fica abaixo dos 30% é considerado estado de atenção. Por isso, a prática de atividades ao ar livre e banhos de sol é desaconselhada em horários mais quentes. Confira abaixo dicas de segurança para o período de calor.

‘Maio mais quente dos últimos anos’

Mais de 60 anos atrás, maio de 1961 foi, até então, o mais quente já registrado na capital mineira. Os termômetros marcaram 26,8ºC no dia 2 de maio de 1961. Já no dia 3 do mesmo mês e ano foram anotados 27ºC. Segundo os registros meteorológicos do Inmet, normalmente a média de temperatura máxima para BH, em maio, é de 25,7ºC.

“É normal ter uma grande variação de temperatura ao longo dos dias em maio, com temperaturas mais baixas pela manhã, que vão aumentando no período da tarde. No entanto, neste anos, as temperaturas estão acima da média desde o início do mês, e isso deve persistir por mais alguns dias. Pode-se dizer que, até agora, é o maio mais quente dos últimos anos”, explica a especialista.

“Apesar da ruptura da onda de calor nessa quinta-feira (16), alguns locais ainda sentirão o tempo mais quente e seco. Ainda é cedo para dizer se teremos outra onda de calor, é preciso ter uma persistência dessas caraterísticas para definir”, diz Anete Fernandes.

Baixa umidade do ar e dicas de segurança

A Defesa Civil recomenda uma série de cuidados para evitar transtornos durante o período mais quente e seco. Entre as dicas, beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e usar bastante hidratante de pele, além de umidificar o ambiente. Veja abaixo:⠀

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
  • Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;

Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Amanda Serrano

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ