BH tem previsão de pancadas de chuva e frio intenso no fim de semana

mulher fria centro de BH
Frente fria vai derrubar temperatura em BH (Amanda Dias/BHAZ + Maira Monteiro/BHAZ)

Após um dia quente, o frio chegou em Belo Horizonte hoje (21). De acordo com a Defesa Civil de BH, a frente fria pode causar uma queda de até 10ºC nos próximos dias. Além disso, há também o alerta para tempestades com rajadas de vento, que devem ocorrer até a manhã deste sábado (22).

De acordo com o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Claudemir de Azevedo, a queda brusca na temperatura é causada por uma frente fria vinda da Argentina. “O fim de semana será de céu nublado com chuva. A mínima deve girar em torno de 12ºC e a máxima de 17ºC, com madrugadas bem frias”, diz.

Ainda segundo o especialista, a capital pode ter recorde de frio nos próximos dias. “Entre segunda e terça, a temperatura deve cair mais, podendo ter um frio recorde, principalmente nas regiões de serra, como os bairros Buritis e Belvedere”, ressalta Claudemir.

dia nublado bh
Dia amanheceu nublado em BH (Tati Oliveira/BHAZ)

Mudança brusca

Como era esperado, com a chegada da frente fria, houve uma queda brusca nos termômetros da capital. Ontem, Belo Horizonte registrou mais de 32ºC. De acordo com o Inmet, a estação de medição da Pampulha registrou 32,6ºC, ou seja, 5,6ºC a mais do que a média histórica registrada para o mês de agosto na cidade (27ºC).

Já nesta sexta, segundo a Defesa Civil, o dia amanheceu com o registro de 14°C. A máxima prevista para hoje é de 28°C e a umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 30% durante a tarde.

Chuva

A Defesa Civil emitiu um alerta para pancadas de chuva de até 20 mm, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O alerta é válido até às 8h de sábado (22).

Repercussão

Pelas redes sociais, a mudança no clima repercutiu. Houve quem pediu a volta do calor registrado ontem e quem comemorou a chegada do frio na capital. “Finalmente chegou”, comentou uma usuária.

Cuidados com a chuva

  • Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva;
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos;
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros;
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199);
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Cuidados com o frio

  • Hidrate-se;⠀
    ⠀⠀
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;⠀
  • Realize atividades físicas utilizando agasalho;⠀
    ⠀⠀
  • Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar propagação de doenças típicas desta época do ano;⠀
    ⠀⠀
  • Procure um especialista em caso de problemas respiratórios.⠀
Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!