BH terá fim de semana chuvoso e com baixas temperaturas; Inmet emite alerta para 636 cidades em MG

chuva-bh-centro
BH já registrou chuvas hoje (FOTO ILUSTRATIVA: Amanda Dias/BHAZ)

Após dias de sol e calor, o final de semana será de chuva e temperaturas mais baixas. Ao BHAZ, a meteorologista Anet Fernandes, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), explica que os indicadores mostram que a capital mineira está favorável para chuva a qualquer hora do dia, até o domingo (21). O Inmet emitiu, nesta sexta-feira (19), um alerta de chuvas intensas que abrange Belo Horizonte e outras 635 cidades mineiras. 

“O final de semana vai ser chuvoso. Tem uma frente no litoral que deve ficar parada e estabeleceu um canal de umidade entre a Amazônia, região Centro-Oeste e Sudeste”, explica Anet, e ainda complementa: “Está favorável para chuva a qualquer hora, até domingo. Começa a melhorar na segunda-feira [22]”.

Segundo a meteorologista, a temperatura máxima de hoje foi 25ºC. Agora, os termômetros já estão caindo e devem chegar em 17,4ºC. Amanhã (20), a máxima vai ser de 23ºC e a mínima de 17ºC. No domingo, as temperaturas devem ficar entre 16ºC e 24ºC.

Na segunda-feira, os termômetros ficam entre 15ºC e 25ºC. “A temperatura aumenta muito pouco, porque o céu tende a abrir apenas a partir da tarde, então vai ser um dia nublado ou parcialmente nublado”, disse.

Alertas

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta de pancadas de chuva, de 20 a 30mm, até 8h de sábado (20). Há previsão de rajadas de vento ocasionais de 50km/h. O Inmet também emitiu, nesta sexta-feira (19), um alerta de chuvas intensas que abrange Belo Horizonte e outras 635 cidades mineiras. O alerta é válido até as 10h deste sábado (20).

De acordo com o instituto, há possibilidade de chuva entre 30mm e 60 mm no período de uma hora, ou de 50mm a 100 mm no dia, com ventos intensos que podem variar de 60 a 100 km/h.

A Defesa Civil pede para que as pessoas redobrem a atenção nesse período. Também orientar evitar áreas de inundação e ruas sujeitas a alagamento ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de chuva forte. Veja demais orientações:

Orientações

  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros;
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para a Cemig (116) ou Defesa Civil (199);
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou surgimento das fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
  • Em casa de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Edição: Vitor Fernandes

Comentários