A Prefeitura de BH formalizou, na manhã desta quarta-feira (3), a doação do terreno para a construção do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) na região do Barreiro. A área, que soma quase 8 mil metros quadrados, fica em um trecho das ruas Américo Magalhães e Gerson Coelho.
Esta é uma parceria do executivo municipal com o governo federal. Ficou definido que Belo Horizonte iria ceder o terreno, enquanto a União investiria cerca de R$ 30 milhões para reformas e compra de equipamentos.
O acordo ocorreu em fevereiro deste ano durante um evento realizado em Belo Horizonte, que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do prefeito Fuad Noman.
O título é gratuito e tem validade de 20 anos, mas o prazo pode ser estendido. É de responsabilidade do IFMG custear todas as despesas relativas à construção, incluindo autorizações para implantação da unidade, conservação e preservação do imóvel.
O campus da capital mineira será o 18º em Minas Gerais. De acordo com as estimativas do Ministério da Educação, cerca de 1,4 mil alunos devem frequentar o local. Ainda não há definição dos cursos ofertados. Há ainda a expectativa de que uma segunda unidade em BH seja instalada.
Buritis também disputava sede
Inicialmente o bairro Buritis, na região Oeste da cidade, também disputava para se tornar sede da unidade do IFMG. A Prefeitura de BH chegou a confirmar que a construção iria ocorrer nas proximidades da sede da BHTrans.
O executivo também chegou a dizer que esperava que o IFMG pudesse ser levado para o Centro da cidade como parte do projeto “Centro de Todo Mundo”. A iniciativa visa a revitalização da região central.
Mas o portal BHAZ confirmou junto à PBH que, neste momento, o campus da capital mineira será implantado, realmente, apenas no Barreiro.
O que é o IFMG?
O IFMG é uma instituição pública de ensino, integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.
Oferece uma variedade de cursos técnicos e superiores, todos gratuitos, com ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou de processos seletivos próprios. Com a chegada do campus em Belo Horizonte, mais oportunidades educacionais se abrem para a população da capital mineira.