A Defesa Civil Nacional e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil vão promover, neste domingo (1º), uma demonstração do sistema ‘Defesa Civil Alerta’, em Belo Horizonte. O objetivo é apresentar à população o funcionamento prático da ferramenta, que emite comunicados sobre riscos e desastres naturais.
Segundo a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, durante a demonstração, será realizado um alerta teste para toda a capital mineira e, por isso, não representará nenhum risco real. A atividade está programada para ocorrer entre 14h30 e 15h30.
Saiba como funciona a ferramenta
O mecanismo, criado em 2022 pelo Governo Federal, utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e avisos sonoros, interrompendo qualquer conteúdo em uso no aparelho, incluindo no modo silencioso.
A tecnologia é direcionada para áreas de risco, no intuito de comunicar a possibilidade de alagamentos, enxurradas, vendavais, chuvas de granizo, deslizamento de terra, dentre outros. Os alertas são de responsabilidade das defesas civis dos estados e cidades, e o sistema conta com cobertura de rede 4G ou 5G, não exigindo cadastro prévio do usuário.
Emissão de alertas em BH
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.