BH é a única capital do Sudeste sem 4ª dose para pessoas com menos de 40 anos

4ª dose bh
A prefeitura de BH diz esperar novas orientações do Ministério da Saúde para que a aplicação da 4ª dose seja ampliada (Rodrigo Clemente/PBH)

Moradores de Belo Horizonte com idades entre 18 e 40 anos e sem comorbidades, aguardam, ansiosos, pela 4ª dose de vacina contra a Covid-19. Ainda sem previsão de quando irá se imunizar com o segundo reforço, a psicóloga Nadine Mariana Costa, de 25 anos, precisou passar o último Natal longe da família após ser contaminada com o vírus pela primeira vez.

“Ver essa onda acontecendo novamente é muito frustrante. Eu trabalho viajando, então fico muito exposta, como fiquei agora. Acabei deixando de celebrar um momento super especial em família, o Natal e o aniversário da avó do meu namorado, porque não estava imunizada como deveria estar, e não por escolha minha”, lamenta a jovem.

Em Belo Horizonte, a quarta dose é disponibilizada para trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais, pessoas acima de 12 anos com grau de imunossupressão e pessoas acima de 40 anos, sem comorbidades. Segundo a Prefeitura de BH, esse público corresponde a cerca de 720 mil pessoas.

Em nota enviada ao BHAZ, a administração municipal diz esperar novas orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde para que a imunização avance. Ainda de acordo com o Executivo, não há doses de vacina suficientes para atender essa parcela da população da cidade.

“Diferentemente de alguns municípios estão vacinando este público com doses remanescentes dos lotes de vacinas inicialmente destinados para a população de 40 anos e mais, Belo Horizonte não dispõe de doses suficientes para adotar essa medida”, diz, em nota (leia na íntegra abaixo).

Vacinação avança no Sudeste

Na contramão do cenário de incertezas vivido em Belo Horizonte, outras capitais do Sudeste tem avançado na aplicação da quarta dose. É o caso do município do Rio de Janeiro, que está imunizando com o segundo reforço crianças com 12 anos ou mais.

Por lá, já são 2.021.954 de pessoas com o cartão de vacina em dia. Entre a população com mais de 18 anos, a cobertura vacinal chega a 76,6%. Os dados são disponibilizados no painel EpiRio, da Secretaria Municipal de Saúde.

Já em São Paulo, a quarta dose está disponível para toda a população adulta há quase cinco meses. No município, há doses da Pfizer, CoronaVac, AstraZeneca e Janssen disponíveis para a aplicação do segundo reforço.

Em Vitória, a quarta dose também já está disponível para toda a população acima de 18 anos que tenha tomado a dose de reforço há, pelo menos, quatro meses.

O BHAZ procurou o Ministério da Saúde para saber se há alguma previsão de quando serão emitidas novas recomendações de vacinação contra a Covid-19. A reportagem também questionou o ministério sobre o envio novas doses de vacina para que a população de Belo Horizonte consiga completar o esquema vacinal. Tão logo o órgão se manifeste, esta matéria será atualizada.

Nota da Prefeitura de Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que no enfrentamento da pandemia por Covid-19, o município de Belo Horizonte tem se pautado pela adoção de medidas baseadas nas evidências científicas e, no caso específico da vacinação, nas diretrizes técnicas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, conjugadas com a disponibilidade de doses dos diferentes fabricantes e suas respectivas indicações.

No caso específico da disponibilização da segunda dose de reforço (quarta dose) para a população de 18 a 39 anos, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece:

  • O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, até o presente momento, não indicaram formalmente a administração da segunda dose de reforço para esta faixa etária;
  • Diferentemente de alguns municípios estão vacinando este público com doses remanescentes dos lotes de vacinas inicialmente destinados para a população de 40 anos e mais, Belo Horizonte não dispõe de doses suficientes para adotar essa medida;
  • Para a convocação de novos públicos é imprescindível que novas remessas de vacinas sejam entregues ao município;
  • A Secretaria Municipal de Saúde reitera a disponibilidade de pessoal e demais insumos para a vacinação dessa população, quando as doses de vacinas forem disponibilizadas.

As informações sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19, doses recebidas, públicos convocados e coberturas vacinais estão disponíveis no Boletim Epidemiológico, publicado no portal da Prefeitura.

A população estimada que têm entre 18 e 39 anos e está elegível para tomar a quarta dose em Belo Horizonte é de aproximadamente 719 mil pessoas.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!