BH inicia aplicação da vacina bivalente contra a Covid a maiores de 18 anos na próxima terça

vacina bivalente bh
18 imunizantes serão ofertados para imunizar crianças e adolescentes no feriado em BH (Rodrigo Clemente/PBH)

A espera acabou! A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou que vai dar início à aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 nas pessoas acima de 18 anos a partir da próxima terça-feira (2). O avanço da vacinação acontece após recomendação emitida pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (24) (leia abaixo).

Até esta sexta-feira (28) o imunizante estará disponível nos centros de saúde e postos extras apenas para idosos a partir de 60 anos, pessoas com 12 anos ou mais com alto grau de imunossupressão ou comorbidades, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência permanente, indígenas e quilombolas. 

A estratégia foi definida porque a Prefeitura de Belo Horizonte quer garantir até sexta-feira (28) as doses do público considerado prioritário e que ainda não se vacinou – apenas cerca de 33% dos convocados já procuraram os postos de vacinação.

Após esse prazo, as vacinas serão destinadas a quem tem 18 anos ou mais, conforme orientação do Ministério da Saúde. Os locais de aplicação serão divulgados no portal da Prefeitura. 

A PBH reforça, contudo, que não dispõe de estoque suficiente para a vacinação de todo o público elegível. Entre 18 anos e 59 anos são cerca de 1,2 milhão de pessoas em Belo Horizonte. Nesta terça-feira (25) a PBH contabilizou cerca de 104 mil doses da vacina bivalente. 

Ministério da Saúde anuncia ampliação

Nesta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde ampliou a vacinação com a dose de reforço bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos. A recomendação tem o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país.

A orientação vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen) como esquema primário ou como dose de reforço, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose.

Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso, também pode procurar as unidades de saúde. Segundo a pasta, cerca de 97 milhões de brasileiros podem ser vacinados nesta etapa do Movimento Nacional pela Vacinação.

“Eu quero conclamar a união de todos pelo nosso Movimento Nacional pela Vacinação. É um movimento do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e toda a sociedade civil. A ciência voltou e precisamos retomar a confiança da população nas vacinas, é uma missão de todos nós”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!