BH retoma vacinação contra covid-19 para público prioritário

15/05/2025 às 12h23
vacinação dengue
(José Cruz/Agência Brasil)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) retoma, a partir desta sexta-feira (16), a vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir de 12 anos, que integram os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O município recebeu um novo lote com 16,4 mil doses do imunizante.

A imunização será realizada em centros de saúde da capital específicos. Os endereços serão atualizados no portal da prefeitura às 18h30 desta quarta-feira (14). 

Veja também


Para tomar a vacina, as pessoas que fazem parte dos grupos elegíveis e que tenham mais de 12 anos de idade devem ter recebido a última dose há, pelo menos, seis meses. Há, ainda, orientações específicas para as pessoas de 60 anos ou mais, que devem se vacinar duas vezes ao ano (seguindo o intervalo de seis meses entre as aplicações), e para as gestantes, que devem tomar uma dose a cada gravidez. 

A lista completa dos públicos também pode ser verificada no portal da prefeitura.

Documentação

No momento da aplicação são indispensáveis as apresentações do documento de identificação com foto, do cartão de vacina e do CPF. Além disso, aquele que for receber a dose não pode ter tido covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias. 

É recomendável, ainda, que as pessoas imunocomprometidas apresentem medicamentos em uso, resultados de exames, receitas médicas ou relatórios/declarações médicas. Já as puérperas devem apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

A PBH ressalta que os imunizantes contra a covid-19 também fazem parte do calendário básico de vacinação dessas pessoas e serão aplicados independentemente de campanhas em andamento. 

Amanda Serrano

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.

Amanda Serrano

Email: [email protected]

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ