BH inicia vacinação de crianças de 11 anos sem comorbidades nesta quinta; confira o calendário

vacinação crianças
Para evitar que as crianças tenham contato com pacientes infectados, a vacinação continua sendo feitas em escolas de BH (SMSA/Divulgação)

Enfim, os refrescos! As crianças de 11 anos e sem comorbidades que estavam ansiosas para brincar com mais segurança poderão ser imunizadas contra a Covid-19 a partir de quinta-feira (20) em Belo Horizonte. Segundo a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), poderão se vacinar crianças nascidas de janeiro a junho de 2010.

Para evitar que os pequenos tenham contato com pacientes infectados, as aplicações continuarão sendo feitas em escolas da capital, das 9h às 17h. Para se vacinar, eles devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.

Caso o acompanhamento seja por terceiros, haverá a necessidade de apresentar o termo de autorização de para vacinação, disponibilizado no portal da prefeitura. Durante a semana, também haverá ações de repescagem para crianças com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas.

Confira o calendário de vacinação dos próximos dias:

  • Dia 19/01, quarta-feira: dose de reforço para pessoas de 53 e 51 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses; repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação;
  • Dia 20/01, quinta-feira: primeira dose para crianças sem comorbidades nascidas de janeiro a junho de 2010 e que ainda tenham 11 anos na data da vacinação; dose de reforço para pessoas de 49 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses; dose de reforço para pessoas de 19 anos, vacinadas com a CoronaVac, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses;
  • Dia 21/01, sexta-feira: dose de reforço para pessoas de 18 anos, vacinadas com a CoronaVac, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses; repescagem de dose de reforço para grupos prioritários e faixas etárias já convocados, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses; repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação, e crianças sem comorbidades nascidas de janeiro a junho de 2010 e que ainda tenham 11 anos na data da vacinação.

Locais de vacinação

O horário de funcionamento dos Centros de Saúde e postos extras é das 8h às 17h. Já dos pontos de drive-thru é das 8h às 16h30. Os shoppings funcionam das 13h às 19h30 e as escolas das 9h às 17h.

Antes de se dirigir aos locais de vacinação, a prefeitura pede que os moradores sempre chequem os endereços, disponibilizados no portal da prefeitura. Para evitar aglomerações, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!