BH vai ganhar Parque Ciliar do Onça e do Aterro BR-040 nos próximos meses

16/12/2024 às 12h57 - Atualizado em 16/12/2024 às 13h56
Cachoeira Parque Ciliar do Onça
Parque Ciliar do Onça e Aterro da BR-040 irão ganhar novos parques verdes em BH. (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas)

Belo Horizonte vai ganhar dois novos parques verdes nos próximos meses. O anúncio foi feito pela Prefeitura de BH na manhã desta segunda-feira (16).

Um deles será o Parque Ciliar do Ribeirão Onça, no bairro Ribeiro de Abreu, na região Nordeste da capital mineira. O espaço é uma demanda antiga dos moradores da região. A expectativa é que a obra já se inicie em 2025. O curso d’água é um importante afluente do rio das Velhas.

A outra unidade será a do Aterro Sanitário da BR-040. O espaço que já não recebe mais lixo será transformado em uma área verde, com aproximadamente 80 mil metros quadrados. Ainda não há, no entanto, data para início das obras. A iniciativa está na fase de elaboração do projeto.

“Estes serão alguns dos maiores parques da cidade. Só no Parque do Onça são quase sete quilômetros”, comentou o secretário municipal de Meio Ambiente, Gelson Leite.

Arborização

No balanço apresentado pelo município, a prefeitura informou que superou a meta de plantio de árvores de 2024. A expectativa era de 35 mil unidades neste ano, número que já foi alcançado. A secretaria de Meio Ambiente calcula que deve chegar ao fim do ano com 37 mil arbustos plantados.

Para 2025, a meta é chegar a 50 mil árvores plantadas no ano em diferentes regiões da cidade. O número de árvores na avenida Antônio Carlos deve aumentar, com a fase dois do projeto do corredor verde. Nos próximos anos, o município pretende concluir um corredor verde por ano, chegando a avenidas como a Cristiano Machado, Barão Homem de Melo e Amazonas.

A prefeitura também espera criar mais 20 miniflorestas e 50 refúgios climáticos pela cidade para amenizar ondas de calor.

Em 2024, o assunto se tornou espinhoso na gestão de Fuad Noman (PSD) após a prefeitura autorizar o corte de 63 arbustos no entorno do Mineirão para a realização da competição automobilística Stock Car. Em contrapartida, os realizadores do evento precisaram plantar outros arbustos pela cidade.

Pablo Nascimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ