BH vai vacinar adolescentes de 12 anos neste sábado; confira o cronograma

vacina
Adolescentes de 13 anos também receberão imunizante nesta semana (Fernando Frazão/Agência Brasil)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou que vai vacinar os adolescentes de 12 anos contra a Covid-19 neste sábado (9). Poderão receber o imunizante os jovens que tiverem 12 anos completos até a data da vacinação.

A medida foi possível, segundo o Executivo municipal, graças à chegada de novas doses do imunizante nesta semana. Além de convocar as pessoas de 12 anos, a prefeitura também adiantou a vacinação para os adolescentes de 13 anos. Para eles e para os de 14 anos, a vacinação será na sexta-feira (8).

Confira o cronograma atualizado de vacinação para os próximos dias:

  • Quarta-feira (6): segunda dose de Pfizer para pessoas de 42 anos. Só poderão tomar a segunda dose no dia 6 as pessoas de 42 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 13 de outubro e dose de reforço para idosos de 76 anos, cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo;
  • Quinta-feira (7): dose adicional para pessoas de 70 anos ou mais com alto grau de imunossupressão, cuja segunda dose tenha completado 28 dias, e dose de reforço para idosos de 75 anos, cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo;
  • Sexta-feira (8): primeira dose para adolescentes de 13 e 14 anos, completos até 31 de outubro. Para se vacinar, os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais;
  • Sábado (9):  primeira dose para adolescentes de 12 anos, completos até 9 de outubro. Para se vacinar, os adolescentes de 12 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais, e aplicação de dose adicional para pessoas de 69 a 50 anos com alto grau de imunossupressão, cuja segunda dose tenha completado 28 dias
  • Domingo (10): não haverá vacinação

     

Pessoas com alto grau de imunossupressão

Para que as pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos e mais possam receber a dose adicional é necessário ter tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, estão elegíveis para a vacinação os usuários nas condições abaixo: 

  • Imunodeficiência primária grave;
  • Quimioterapia para câncer;
  • Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
  • Pessoas vivendo com HIV/Aids;
  • Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
  • Uso de drogas modificadoras da resposta imune, como Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe) Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).
  • Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
  • Pacientes em hemodiálise;
  • Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

No momento da vacinação, o público precisa estar de acordo com as seguintes orientações:

  • Apresentar exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica emitidos em até 12 meses antes da data da convocação para a dose adicional devendo conter o número do registro do respectivo conselho de classe, de forma legível;
  • Apresentar documento de identificação com foto e CPF;
  • Apresentar comprovante de residência em Belo Horizonte;
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Além das orientações acima, também é necessário que o público contemplado apresente um comprovante. Podem ser utilizados: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos (emitidos em até 12 meses antes da data da vacinação), assinado e carimbado, em versão original.

Idosos

Os idosos de 77, 76 e 75 anos que tomaram a AstraZeneca ainda não devem comparecer aos locais de vacinação e devem aguardar o intervalo para tomar a dose de reforço.

A aplicação nos idosos acamados a serem vacinados nos próximos dias também será iniciada. Os usuários podem aguardar o contato das equipes da Secretaria Municipal de Saúde para o agendamento do horário ou procurar as unidades para a marcação.

Até o momento já foram convocadas para receber a dose de reforço idosos de 81 a 75 anos e de 88 a 86 anos. A ampliação para outras faixas etárias será feita respeitando o intervalo entre as aplicações e de forma gradativa, condicionada ao recebimento de novas remessas de vacinas.

Para que idosos possam receber a dose de reforço é necessário ser residente de Belo Horizonte, apresentar o comprovante de endereço, cartão de vacinação, ter recebido a segunda dose no prazo de 6 meses ou faltando 15 dias para completar este prazo

Segunda dose

Para que os usuários possam tomar a segunda dose é necessário levar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF.

Primeira dose

No momento da vacinação, para a aplicação da primeira dose, as pessoas precisam seguir as seguintes orientações:

  • Ter 14 e 13 anos completos até 31 de outubro e 12 anos completos até 9 de outubro;
  • Para se imunizar, os adolescentes de 14 a 12 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais;
  • Ser cidadão residente de Belo Horizonte;
  • Apresentar documento de identificação com foto;
  • Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras, e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já aos sábados, os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h, e os pontos de drive-thru, das 8h às 14h.

Há também quatro pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os horários e endereços:

  • UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 – Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h
  • Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 – Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h
  • UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 – Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h
  • Faminas-BH: avenida Cristiano Machado 12.001 – Vila Clóris – Funcionamento das 8h às 20h

Os públicos elegíveis para se vacinar no período noturno são exclusivamente os convocados para o dia em questão.

As pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços, disponibilizados no portal da Prefeitura, antes de se deslocar aos pontos de imunização. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação. Caso a pessoa se dirija às unidades em data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!