‘Horizontes à vista’: BHAZ é finalista no 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo em Minas Gerais

horizontes a vista finalista
Matéria do BHAZ está entre finalistas da categoria Texto (Reprodução/BHAZ)

O BHAZ é finalista do 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo na categoria Texto, com a reportagem “Horizontes à vista“. Ao todo, foram 1.143 mil trabalhos inscritos de todo o país – a maioria deles na categoria Texto, que teve 556 candidatos. A equipe é anunciada finalista uma semana depois de conquistar o 1º lugar no Prêmio CDL/BH de Jornalismo, na categoria ‘Internet’.

Minas Gerais teve 108 trabalhos inscritos nesta edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo.  Na etapa classificatória, 37 foram selecionados e passaram pela avaliação do júri estadual, sendo 16 na categoria Texto (reportagem digital e impressa), 16 em Vídeo, quatro em Áudio (rádio e podcast) e apenas um em Fotojornalismo.

Profissionais do BHAZ, do Estado de Minas, da Rede Minas de Televisão e das rádios CBN, Itatiaia e UFMG Educativa estão na fase final da etapa mineira do 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo. Os trabalhos vencedores serão conhecidos no dia 7 de outubro, em cerimônia online transmitida pelo canal do Sebrae Minas no Youtube.

‘Horizontes à vista’

Os profissionais do BHAZ se mobilizaram na escrita de “Horizontes à vista” realizando um trabalho colaborativo que teve a participação de: Andreza Miranda, Giovanna Fávero, Jordânia Andrade, Moisés Teodoro, Roberth Costa, Salma Freua Assumpção, Sofia Leão, Thiago Ricci, Vitor Fernandes e Vitor Fórneas. A reportagem contou ainda com Augusto Pereira (programação), Bruno Lanza (ilustração), Moara Vilaça (design) e Maiara Monteiro (animação).

“Horizontes à vista” foi produzida às vésperas da capital mineira completar um ano da chegada do novo coronavírus. De lá pra cá, a cidade se esforçou e tem se esforçado para compreender tudo que mudou. No setor do comércio os desafios foram e continuam sendo grandes.

Em 2018, o portal também foi o grande vencedor da categoria Internet no Prêmio CDL/BH de Jornalismo, com a reportagem “Fave-lópoles: Comércio desmistifica pobreza e violência em aglomerados de BH“. No ano seguinte, ficou com segunda colocação com “Uberização da sociedade: apps democratizam economia de BH e criam novos desafios“. 

Prêmio Sebrae de Jornalismo

O tema da edição deste é ano é ‘A importância da micro e pequena empresa para o enfrentamento da pandemia”. A 8ª edição vai premiar matérias que melhor abordem esse tema, considerando outros aspectos relacionados ao universo do empreendedorismo no Brasil, como: Empreendedorismo, Produtividade e Competitividade, Inovação e Startups, Inclusão Produtiva e Sustentabilidade, Transformação Digital, Políticas Públicas e Legislação, Acesso a crédito.

Será escolhido um vencedor para cada categoria da premiação, são elas: Texto, Áudio, Vídeo e Foto. Os nomes dos vencedores serão anunciado no próximo dia 7 de outubro, em transmissão ao vivo pelo YouTube.

Ao todo, foram 556 trabalhos inscritos na categoria texto, que acumulou o maior número de candidatos. Além dela, também foram 351 conteúdos de vídeo inscritos, 123 de áudio e 48 de foto. Outros 55 jovens profissionais se candidataram para a categoria “jornalista revelação”.

Finalistas

O prêmio é divido em três etapas, sendo que a primeira, em nível estadual, classificará os concorrentes para a etapa regional, que em seguida definirá os finalistas da fase nacional. Confira os finalistas estaduais desta edição:

Texto

  • Horizontes à vista – Portal BHAZ
  • Negócio em Casa – Estado de Minas
  • Reinvenção das nossas tradições – Estado de Minas

Áudio

  • Com barbearia delivery e live para vendas, microempresários de BH até elevam ganhos na pandemia – CBN
  • Coronavírus pode levar ao fechamento de pequenos negócios – Rádio UFMG Educativa
  • Meu negócio em tempos de coronavírus – Rádio Itatiaia

Vídeo

  • Essencial é sobreviver – Rede Minas
  • Julho das pretas marca a luta e protagonismo das mulheres negras no país – Rede Minas
  • Segura essa onda – Rede Minas

Fotojornalismo

  • Volta aos tempos dos mascates e reinvenção na pandemia – Estado de Minas
Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!