Biblioteca Pública Estadual, em BH, passará por reforma e revitalização

Biblioteca de BH passará por reforma
Reformas serão feitas na sede da biblioteca e no anexo (Secult/Divulgação)

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais passará por algumas melhorias, conforme anunciado nessa terça-feira (15). O símbolo da arquitetura modernista de Oscar Niemeyer, sediado na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de BH, passará por uma reforma e estará renovado até o fim do semestre.

O Governo de Minas, por meio da Secult (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo) e da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade), anunciou a intervenção durante solenidade na Biblioteca Estadual. Os secretários de Estado Leônidas Oliveira (Secult) e Fernando Marcato (Seinfra) assinaram a ordem de serviço para as obras. 

A ação faz parte do plano do governo Decreta Cultura para descentralização e municipalização dos bens e serviços culturais. O secretário Leônidas Oliveira relembra o lugar de patrimônio que o prédio possui. “É importantíssimo termos essa obra iniciada. É uma biblioteca com um dos melhores acervos literários do país, que conta a história de nosso território, de nossa gente”, disse. 

“Esse projeto de restauração significa muito. Cuidar da biblioteca significa que nós, mineiros, damos valor ao que somos. Não podemos esquecer daquilo que é coletivo e que marca as temporalidades”, pontuou Oliveira sobre a importância da biblioteca como bem público. Para o chefe da Seinfra, Fernando Marcato, “é uma honra participar e apoiar um sonho que durante muito tempo ficou sem investimento”. 

Melhorias nos prédios

O investimento total do projeto é de cerca de R$ 2 milhões. A verba destinada à Biblioteca Estadual representa o maior valor em emendas parlamentares já recebidos pela Secult e recebeu a aprovação em 2021. O projeto de revitalização terá o DER-MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais), autarquia vinculada à Seinfra, como gestor.

Com o investimento, serão promovidas melhorias nos prédios Sede e Anexo. Na sede, localizada na Praça da Liberdade, as obras contemplam projeto de segurança para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e uma impermeabilização do teto.

Já o anexo, que funciona na Rua da Bahia, também receberá projeto de segurança para obtenção do auto de vistoria e parte do valor será destinada à manutenção elétrica no 1º e no 2º pavimento do prédio, além de melhorias na fachada. 

Inaugurada em 1954, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais é um dos espaços culturais mais importantes do estado. Administrado pela Secult, o local oferece diversas ações destinadas ao fomento artístico e cultural, por meio da leitura e da literatura. A última revitalização ocorreu em 2000, quando a fachada da sede passou por reformas.

Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!