Bombeiro assume direção de ônibus e socorre motorista com suspeita de AVC em BH: ‘Preservar a vida’

upa barreiro
O motorista foi deixado sob os cuidados da equipe médica da UPA e os demais passageiros seguiram viagem em outro veículo (Reprodução/Google Street View)

Um bombeiro militar precisou assumir a direção de um ônibus coletivo nesta segunda-feira (18), em Belo Horizonte, depois que o motorista do veículo começou a passar mal. O caso ocorreu nesta manhã, na região do Barreiro. O socorrista, que tinha acabado de sair do plantão, conta que estava dentro do ônibus da linha suplementar 33 – que liga os bairros Lindéia e Milionários – quando percebeu que o condutor não estava bem.

“Eu estava voltando do trabalho, após o plantão, quando de repente o ônibus parou e o motorista se levantou e desceu passando mal. Eu fiz o primeiro atendimento dele, olhei sinais vitais e etc. Suspeitei que ele estava tendo um AVC (Acidente Vascular Cerebral) pelas características dos sintomas que ele apresentava”, relata o cabo Rodrigo Rocha.

‘Situação tensa’

O militar então falou com o motorista que tinha habilitação e que poderia levar o veículo até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Diamante, no Barreiro. O motorista apresentava fala embolada, fraqueza e tontura, além de outros sintomas típicos de AVC – o que preocupou o socorrista.

“Foi uma situação tensa por ele estar passando mal e possivelmente as características que ele tinha era de um AVC e pelo fato de eu estar fardado dirigindo um suplementar. As pessoas na rua olhando e as pessoas na UPA também ficaram assustadas, mas assim que cheguei eles entenderam que ele estava passando mal e se tratava de um primeiro atendimento para preservar a vida do motorista”, relata.

O motorista então foi deixado sob os cuidados da equipe médica da UPA. Já os demais passageiros seguiram suas viagens a bordo de outro veículo.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!