Cachoeiras, cadastro de blocos e parceria com o Samu: Bombeiros anunciam novidades para o Carnaval

Crescimento da folia em BH é “motivo de atenção” para capitão dos Bombeiros (Yuran Khan/BHAZ)

Com a chegada do Carnaval, o Corpo de Bombeiros anunciou medidas que serão adotadas durante a folia em Minas Gerais. As ações vão desde a fiscalização em cachoeiras ao cadastramento de blocos que desfilarão pelas ruas da capital.

O capitão Heitor Almeida destacou que tropas serão enviadas a cachoeiras com o objetivo de salvar possíveis vítimas de afogamento. A presença dos militares nestes locais diminuirá o tempo resposta e, consequentemente, aumentará a probabilidade de sobrevivência. “Locais como o Lago de Furnas e cachoeiras da Serra do Cipó serão alguns dos pontos de atuação dos bombeiros militares de Minas. Vamos atuar no resgate de possíveis afogamentos de forma rápida”, disse.

O Corpo de Bombeiros também vai atuar em Belo Horizonte e o crescimento da folia na capital é “motivo de atenção”, conforme disse o capitão. Por conta disso, a corporação trouxe para a folia de 2019 inovações como o cadastramento online dos blocos.

“O cadastro fez com que mudássemos, por exemplo, o trajeto de blocos que inicialmente passariam em trechos que podem alagar com chuvas. A concentração, deslocamento e dispersão não podem acontecer em pontos como a avenida Vilarinho, por exemplo”, explicou.

Na capital, 95% dos blocos já fizeram o cadastro citado pelo capitão Heitor . “Os que ainda não cadastraram é por causa de reuniões tratativas que estão sendo realizadas, mas logo ele [cadastro] acontecerá”.

Pelo primeiro ano, uma parceira entre Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizará atendimentos aos foliões. “Nas carretas dos Bombeiros estará um médico regulador do Samu e elas serão colocadas em pontos onde acontecerá a dispersão do público. Serão quatro postos, entre eles a praça Raul Soares”, contou o capitão Heitor. Na praça da Estação um posto médico fixo será instalado.

Vitor Fórneasvitor.forneas@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).