BR-040: contrato de concessão entre BH e Cristalina (GO) é assinado e prevê 7 pedágios

11/02/2025 às 15h48 - Atualizado em 11/02/2025 às 15h59
BR-040
O projeto de concessão da BR-040 prevê investimentos totais de R$ 12 bilhões (Divulgação/Agência Nacional de Transportes Terrestres)

O contrato de concessão para os próximos 30 anos da ‘Rota dos Cristais’, trecho da BR-040 que liga Belo Horizonte (MG) a Cristalina (GO), foi assinado nessa segunda-feira (10), com início das operações previsto para o dia 10 de março. O acordo prevê sete novos pedágios, conforme projeto da Via Cristais, subsidiária da VINCI Highways.

Novas praças de pedágios estão previstas nas cidades de Capim Branco, Curvelo, Felixlândia, São Gonçalo do Abaeté, João Pinheiro, Lagoa Grande e Paracatu, todas localizadas em Minas Gerais. Atualmente não há cobrança de tarifas para o tráfego nesse trecho da via, uma vez que está sob administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Com 594,35 km de extensão, o trecho sob concessão compreende a BR-040/GO, entre Cristalina (km 95,7) e a divisa dos estados de Goiás e Minas Gerais, no km 157,3. Além disso, a empresa também administrará a via entre a divisa de GO/MG (km 0,0) e o Anel Rodoviário de Belo Horizonte, no km 533,2.

Ações previstas na BR-040

Além das praças de pedágio, outras ações estão previstas para ocorrer na BR-040, como a revitalização de marcações rodoviárias horizontais e verticais, reparos de drenagem, recapeamento de pavimentos e conservação da via. Ainda, haverá modernização dos postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e das torres de telecomunicações.

A empresa também está desenvolvendo um plano de investimentos para os próximos 30 anos, focado em expandir e modernizar a via. Nesse sentido, o projeto inclui a duplicação duplicação de 10 km da estrada, 168 km de faixas adicionais em vias duplas, 174 km em vias simples e 61 km de estradas marginais

O projeto de concessão da BR-040 prevê investimentos totais de R$ 12 bilhões, sendo R$ 6,4 bilhões destinados à infraestrutura e R$ 5,6 bilhões aos custos operacionais pelas próximas três décadas.

Vinícius Sampaio

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa. Foi repórter da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi). Repórter no BHAZ desde novembro de 2024.

Vinícius Sampaio

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Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa. Foi repórter da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi). Repórter no BHAZ desde novembro de 2024.

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