Brasil e Argentina: Saiba como chegar ao Mineirão nesta quinta-feira sem ficar preso no trânsito

Reprodução/EBC

A BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte) vai colocar em prática, nesta quinta-feira (10), um plano de mobilidade para facilitar o acesso ao estádio Mineirão, na região da Pampulha. A arena recebe, às 21h45, a partida entre as seleções do Brasil e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa 2018.

Serão mobilizados cerca de 160 profissionais da Unidade Integrada de Trânsito (UIT) — composta por agentes da BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar — para orientar os torcedores antes e após o jogo.

Coletivo especial

A Linha 55 do Move, em direção ao Mineirão, será ampliada para atender um número maior de torcedores. A partir das 18h15, o coletivo partirá da Estação Rio de Janeiro, no Centro de BH — pela plataforma 1B — com destino ao Terminal Move, na Avenida Coronel José Dias Bicalho, na Pampulha. A estação final fica a 500 m do estádio.

Agentes determinarão o número de embarques na Estação Rio de Janeiro, conforme a demanda dos torcedores. Entre o trajeto, o coletivo passará pela Estação Senai, no bairro Lagoinha, região Nordeste de BH; e pelas estações São Francisco e UFMG, na região da Pampulha. Após o apito final do jogo, a Linha 55 será disponibilizada no Terminal Move, até as 1h45, para retorno dos torcedores.

O preço da passagem é R$ 3,70 e o pagamento poderá ser feito também com o Cartão BHBus.

Outras opções

Além da linha especial, para ir ao Mineirão, os torcedores poderão embarcar na Linha Move 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais) nas estações Move Rio de Janeiro, Carijós, na região Central; e também ao longo das estações na Avenida Antônio Carlos. A linha também também oferece retorno para a região Central.

Os torcedores com destino à região Norte poderão contar com as linhas 51 e 52, em direção à Estação Pampulha. As estações UFMG e Mineirão irão operar até às 2h para garantir o retorno dos torcedores.

Outras linhas

Passageiros também contarão com o serviço regular de transporte coletivo, que terão embarque e desembarque na região do Mineirão, como as linhas Move 63 (Estação Venda Nova/ Lagoinha); 64 (Estação Venda Nova/ Assembleia via Carlos Luz); 67 (Estação Vilarinho/Santo Agostinho – via Carlos Luz); 68 (Estação Vilarinho/Lagoinha); 5250 (Estação Pampulha/ Betânia); 5550 (Estação Pampulha/Estação Ponto São José); e 6350 (Estação Vilarinho/ Estação Barreiro Via Anel).

Também conduzem o torcedor ao Mineirão as linhas Move 5401 (São Luis/ Dom Cabral); 5106 (Bandeirantes/ BH Shopping); os circulares 503 e 504 (Santa Rosa/ Aparecida/ São Luís); e os suplementares 51 (Circular Pampulha); 53 (Confisco/ Pampulha/ São Gabriel); e 54 (Dom Bosco/ Shopping Del Rey).

Postos de Verificação

Serão implantados quatro postos de verificação no entorno do estádio para controlar a chegada e saída dos torcedores.

A partir dos postos de verificação até o estádio só poderão circular veículos credenciados, pessoas autorizadas e torcedores com ingresso. Nesses pontos, agentes da Unidade Integrada de Trânsito (UIT) irão orientar e auxiliar pedestres e motoristas.

Os postos estarão localizados na Carlos Luz com Avenida Alfredo Camarate; avenida Otacílio Negrão de Lima com Coronel Oscar Paschoal – na rotatória do Mineirinho; avenida Antônio Abrahão Caram com Alameda das Princesas; e, por fim, na avenida das Palmeiras, próximo à avenida Coronel José Dias Bicalho.

Moradores na região

Moradores terão acesso no posto de verificação na avenida das Palmeiras, mediante a apresentação de comprovante de endereço e documento de identificação com foto.

Comerciantes na região

Os funcionários de comércio e de escritórios na região terão o acesso no posto de verificação na avenida das Palmeiras. A Polícia Militar irá verificar a identificação dos funcionários, em uma listagem, previamente elaborada com os nomes dos trabalhadores em cada um dos pontos comerciais no trecho da Avenida Abrahão Caram, entre as alamedas das Princesas e Palmeiras.

Será necessária a apresentação de documento de identidade com foto.

Rotas de pedestres

Os torcedores chegarão e sairão do estádio por rotas exclusivas para pedestres. Elas terão encaminhamento com gradis e sinalização indicativa para os destinos principais – estádio e o Terminal MOVE. Para acessar o estádio, os pedestres transitarão pela avenida Abrahão Caram, com Alameda das Princesas, até o portão norte do Mineirão; e pela avenida Carlos Luz – a partir do cruzamento com Avenida Alfredo Camarate — até o portão Sul do estádio.

Apenas será permitido o acesso a estas rotas torcedores, portando ingressos, moradores e trabalhadores da região, todos devidamente identificados.

Torcedores com mobilidade reduzida

Para os torcedores com mobilidade reduzida serão disponibilizados veículos para realizar o traslado dos pontos de verificação, até os portões do Mineirão. Basta acionar os agentes de trânsito que estarão disponíveis nos locais e eles irão solicitar o veículo.

Pontos de táxis

Estarão disponíveis três pontos de táxis para atender os torcedores. Os pontos estarão disponibilizados na avenida Coronel José Dias Bicalho, entre Alameda das Princesas e avenida das Palmeiras, no lado esquerdo da via; na avenida Antônio Abrahão Caram, entre a portaria da UFMG e avenida Antônio Carlos; e, por último, na avenida Alfredo Camarate, próximo a avenida Presidente Carlos Luz.

 

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!