Brumadinho precisa de produtos de higiene pessoal e limpeza; outros donativos estão suspensos

Em Casa Branca, voluntários organizam grande volume de água mineral enviado e outros donativos (Fotos: Leo Babo/Divulgação)

A arrecadação de donativos para as vítimas do mar de lama que se formou em Brumadinho, na Grande BH, depois do rompimento de ao menos uma barragem de rejeitos da mineradora Vale, está interrompida. O governo de Minas Gerais informou que o grande volume de doações e o pouco espaço para armazenamento são o motivo da interrupção.

Desde a confirmação da tragédia na região metropolitana de Belo Horizonte, diversas entidades e organizações se mobilizaram na arrecadação dos produtos necessários.

Materiais de higiene pessoal e produtos de limpeza estão sendo solicitados pela Prefeitura de Brumadinho e podem ser entregues na Quadra de Esportes da cidade. Quem desejar contribuir pode levar as doações para a rua Itaguá, 1000.

Mesmo com a suspensão da arrecadação, alguns pontos em BH continuam recolhendo os produtos. Confira:

  • Arquidiocese de Belo Horizonte

A Arquidiocese de Belo Horizonte inicia campanha solidária para arrecadar roupas, alimentos e água destinados aos atingidos pelo rompimento da barragem. As doações podem ser entregues todos os dias da semana das 7h às 19h, no seguinte endereço: Rua Além Paraíba, 208 – Lagoinha. Telefone: (31) 3423-2187.

  • Condomínio da Aldeia da Cachoeira das Pedras

O Condomínio da Aldeia da Cachoeira das Pedras, em Brumadinho, recebe em sua portaria alimentos não perecíveis, colchonetes, cobertores e roupas unissex. Todas as doações estão sendo levadas para a Escola Municipal Carmela Caruso Aluoto, localizada em Casa Branca, onde famílias vítimas da tragédia estão sendo abrigadas. A portaria funciona 24h.

  • Via 040

Água potável, colchões, itens de higiene pessoal e de limpeza doméstica. Os locais de recolhimento são a base em Contagem (km 520), Nova Lima (km 570) e a sede da empresa, na Rua Niágara 350, bairro Jardim Canadá, em Nova Lima. As doações podem ser realizadas 24h por dia. A empresa também está colocando caminhões-pipa e ambulâncias à disposição das autoridades.

  • Super Nosso

A rede de supermercados está recebendo doações em todas as unidades. Roupas e itens de necessidades básicas podem ser deixados nos estabelecimentos. “O momento pede solidariedade”, afirmam nas redes sociais.

  • Multiplan

A empresa de shoppings concentra em Belo Horizonte três pontos de arrecadação para as vítimas de Brumadinho: BH Shopping, Diamond Mall e Pátio Savassi. Água mineral, produtos de higiene pessoal e alimentos não perecíveis são os itens que precisam com urgência. As doações podem ser feias de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h.

Leia na íntegra a nota divulgada

O Governo do Estado de Minas Gerais informa que, neste primeiro momento, não é necessário realizar campanhas de arrecadação de donativos e água para as vítimas atingidas pelo rompimento de uma barragem no município de Brumadinho, região metropolitana da capital mineira. Agora, a prioridade é resgatar vítimas e evitar novos danos ou ocorrências na região. Os governos federal, estadual e municipal estão unidos para atender emergencialmente a população afetada.

O comando do Corpo de Bombeiro de Minas Gerais informou às equipes do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que o abastecimento de água não foi interrompido e que as equipes locais dispõem de recursos suficientes, até o momento, para garantir o atendimento emergencial. O apoio da União está disponível desde o início do desastre, caso o governo local considere necessário.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, o secretário Alexandre Lucas e equipes da Defesa Civil Nacional estão no estado desde a sexta-feira (25) para intensificar o socorro e a assistência à população afetada.

O MDR instalou um posto de operações para órgãos federais em Brumadinho. O objetivo é acompanhar e apoiar de perto as buscas, além de centralizar todas as ações realizadas pelo Governo Federal. O monitoramento da região, das situações climáticas e dos serviços essenciais está sendo realizada 24h pelas equipes do Cenad, que enviam constantemente alertas ao estado.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!