Bruno Engler diz que pesquisas são falsas e insinua que foi prejudicado

bruno engler carreata bh eleição 2020
Bruno Engler em carreata na véspera da eleição (Reprodução/@brunoenglerdm/Facebook)

O deputado estadual e candidato derrotado à PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), Bruno Engler (PRTB), comentou o resultado das eleições do executivo municipal. Conforme o parlamentar, as pesquisas de intenções de voto não são verdadeiras e influenciam na escolha dos belo-horizontinos. O candidato, apoiado por Jair Bolsonaro, recebeu 9,9% dos votos e conquistou o segundo lugar nas eleições.

A última pesquisa do Ibope, divulgada um dia antes da eleição, mostrava Engler em quarto lugar, com 4% das intenções. Ao contrário, o deputado acabou superando o esperado pelo levantamento e ultrapassou Áurea Carolina (Psol) e João Vitor Xavier (Cidadania) na corrida eleitoral. No entanto, o deputado afirmou que não se surpreendeu com o resultado.

“Eu não vejo como uma arrancada. Mesmo as pesquisas me colocando em quarto, fazendo uma análise com a nossa militância e a nossa campanha, eu já esperava ser o segundo colocado dessas eleições. Só lamento que não tenhamos conseguido empurrar essa eleição para o segundo turno e que o pleito já tenha sido encerrado”, disse.

Engler também criticou as pesquisas, afirmando que sua candidatura teria sido atrapalhada pelo que era indicado nos levantamentos. “Infelizmente, as pesquisas acabam interferindo no voto de alguns eleitores. É o chamado ‘voto útil’. Muitas vezes o eleitor se deixa levar e muda seu voto baseado em pesquisas que não são verdadeiras, são manipuláveis. Isso atrapalha muito”, disse.

Kalil reeleito

O prefeito Alexandre Kalil foi reeleito para a prefeitura de Belo Horizonte com 784.307 votos, o equivalente a 63,36% dos votos válidos. Em segundo lugar, ficou o candidato Bruno Engler (PRTB), com 9,9% dos votos, seguido de João Vitor Xavier (Cidadania) com 9,2% dos votos, e Áurea Carolina (PSOL), em quarto, com 8,3%.

Em seu discurso de vitória, Kalil destacou que o próximo mandato será voltado para a economia da capital. “Como eu fui reeleito, já posso começar a planejar isso desde agora. Eu não podia fazer plano para outro prefeito ou prefeita. Agora é a hora do comércio, de ajudar esse povo que quase quebrou”, afirmou (leia mais aqui).

Edição: Aline Diniz
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!