Cadela agredida por dona em BH é resgatada e espera por adoção

Cadela foi agredida por sua dona (Reprodução/Facebook)

A cadela Cindy, que aparece em um vídeo que viralizou nas redes sociais em que ela é agredida por sua dona, foi resgatada na manhã desta quinta-feira (27) e, agora, procura uma pessoa que queira adotá-la permanentemente.

A cadela está na Delegacia da Fauna e Flora, no bairro Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte. Caso não consiga um novo dono ainda nesta quinta-feira, ela será encaminhada para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Interessados devem entrar em contato com os números que estão no fim da matéria.

Repercussão nacional

O vídeo, que ganhou destaque nas redes sociais na última terça-feira (25) e causou revolta, mostra a dona de Cindy a agredindo enquanto ela estava amarrada. A mulher levanta a pata da cadela e bate com um chinelo em seus órgãos sexuais.

ATENÇÃO! As imagens podem ser consideradas perturbadoras.

A postagem foi feita pela vizinha da agressora e alcançou mais de 12 mil compartilhamentos. Na filmagem, a dona do animal ainda discute e joga água na mulher que defendia a cadela.

Nesta quinta, policiais da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Fauna foram até o bairro Providência, na região Norte da capital, onde conseguiram resgatar o animal. A dona foi denunciada por maus-tratos e vai responder na Justiça pelo crime.

O deputado Estadual Fred Costa (Patriota) acompanhou, filmou e publicou o vídeo do resgate de Cindy em suas redes sociais. Veja:

Adoção

Cindy precisa de um lar definitivo, não podendo ser uma adoção provisória. Os interessados em adotar a cadela devem entrar em contato com a Delegacia da Fauna e Flora pelos telefones: (31) 3242-1356 ou 99894-7069 (Tárcio).

Caso não seja adotada, ela será encaminhada para o CCZ, onde deve passar por procedimentos de saúde, ser disponibilizada para adoção e, até mesmo, voltar para as ruas. “O prazo para os animais serem reclamados por seus tutores é de dois dias. Depois disso, eles são disponibilizados para adoção e permanecem de 15 a 20 dias disponíveis. A adoção de cães e gatos acontece nas dependências do CCZ, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Trata-se de uma tentativa de evitar que eles retornem às ruas”, diz a Zoonoses.

Confira a nota da Zoonoses  na íntegra: 

“O Centro de Controle de Zoonoses é responsável por fazer o resgate de cães e gatos abandonados em Belo Horizonte. Os animais recolhidos passam por avaliação clínica veterinária na unidade, têm uma ficha preenchida, passam por vacinação antirrábica, controle de ectoparasitas e endoparasitas, são castrados e microchipados. No caso dos cães, também são realizados testes sorológicos para diagnóstico de leishmaniose visceral.

O prazo para os animais serem reclamados por seus tutores é de dois dias. Depois disso, eles são disponibilizados para adoção e permanecem de 15 a 20 dias disponíveis. A adoção de cães e gatos acontece nas dependências do CCZ, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Trata-se de uma tentativa de evitar que eles retornem às ruas.

Caso o animal não seja adotado, ele retorna ao local próximo de onde foi capturado, para que não perca o vínculo com a comunidade. É importante ressaltar que o animal retorna em melhores condições, com controle reprodutivo, vacinas, controle de parasitas e microchipado, o que permite um acompanhamento da trajetória dos animais. Essa rotatividade precisa acontecer para que outros animais tenham a oportunidade de passar pelos mesmos cuidados”.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!